Educação para a competência em informação e as ações realizadas por bibliotecários
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245253.13-39Palabras clave:
Competência em Informação, Formação de habilidades informacionais, Formação para Competência em informaçãoResumen
O objetivo da pesquisa foi verificar as ações que os bibliotecários desenvolvem para a formação de habilidades para a competência em informação dos usuários, bem como quais são as suas necessidades em relação a essas ações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como participantes sete bibliotecárias de diferentes tipos de bibliotecas. Os dados foram coletados por meio de um grupo de foco para identificar suas experiências, ações e necessidades para as práticas educativas voltadas à competência em informação. Para análise dos dados, apoiou-se na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados foi possível perceber que os bibliotecários têm realizado diversas atividades para a formação de seus usuários que podem contribuir para a competência em informação. Conclui-se, no entanto, que ainda é necessário estreitar os laços entre os campos de atuação e instituições de ensino, de forma a atender os bibliotecários quanto às suas necessidades relativas à educação para competência em informação. Da mesma forma, evidencia-se a relevância de tornar a competência em informação integrada ao processo de formação dos bibliotecários, abordando-a como um conteúdo transversal presente em diferentes disciplinas, tendo em vista a formação de profissionais preparados para buscar e utilizar informações de forma mais crítica, ética e reflexiva.
Descargas
Citas
AGUIAR, N. C. Organização da informação em bibliotecas escolares: contribuições para a competência informacional infantil. Biblioteca Escolar em Revista, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 31-44, 2012.
ALMEIDA, J. L. S. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimento de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, 2015.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ACRL/ALA, 2000.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BEDIN, J. A atuação do bibliotecário escolar na formação de estudantes pesquisadores no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
BEDIN, J.; CHAGAS, M. T.; SENA, P. M. B. Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento. Revista ACB, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 363-372, 2015.
BELLUZZO, R. C. B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na Sociedade da Informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001, Bauru. Anais [...] Bauru: UNESP, 2001. p. 32-42.
BELLUZZO, R. C. B.; SANTOS, C. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 60-77, maio/ago., 2014.
BORGES, J. et al. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 1-23, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
CAREGNATO, S. E. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000.
DI CHIARA, I. G. Grupo de foco. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Pólis, 2005.
DUDZIAK, E. A. Competência em Informação: melhores práticas educacionais voltadas para a Information Literacy. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2005, Curitiba. Anais [...] Curitiba: FEBAB, 2005.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.
DUDZIAK, E. A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008.
FONSECA, E. R.; PAULA, C. C.; PADOIN, S. M. de M. Curso de Pesquisa Bibliográfica (CPB): uma experiência da UFSM/RS para competência em informação na área de saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (CBBD), 25., 2013, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: FEBAB, 2013.
FREITAS, F.; VIEIRA, J. S. A competência informacional e a semana universitária na Universidade Brasília. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 26., 2015, São Paulo. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2015.
GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. Atoz, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013.
GASQUE, K. C. G. D.; CASARIN, Helen de C. S. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 36-55, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GUEDES, C. A.; FARIAS, G. Information literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal/RN. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 110-133, 2007.
HATSCHBACH, M. H. L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004.
LIMA, J. S. et al. Semana de metodologia & produção científica: contribuições da biblioteca universitária para a formação acadêmica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: FEBAB, 2017.
MATA, M. L.; ALCARÁ, A. R. Análise das práticas educacionais dos bibliotecários em bibliotecas universitárias com enfoque na educação de usuários e na competência em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Bahia. Anais [...] Bahia: UFBA, 2016.
MIRANDA, A. M. M.; ALCARÁ, A. R. Ações para o desenvolvimento e formação das habilidades informacionais. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2017, Londrina. Anais [...] Londrina: Departamento de Ciência da Informação, 2017. p. 171-186.
PERES, M.; MIRANDA, A.; SIMEÃO, E. Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades. Revista Ibero-americana de Ciêencia da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 213-220, 2016.
SANTOS NETO, J. A.; ZANINELLI, T. B. Bibliotecas com MakerSpaces: tendência ou necessidade de inovação? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: FEBAB, 2017.
SILVA, A. S. R.; NEVES, D. A. B.; GOMES, M. Y. F. S. Avaliação da biblioteca escolar para o desenvolvimento de competências informacionais: a experiência da biblioteca do Instituto Federal da Bahia – Campus Camaçari. Biblioteca Escolar em Revista, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 20-40, 2013.
SOARES, L. V. O. A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; SILVA, T. E. Fontes de informação digital: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R. (org.). Fontes de informação digital. Londrina: Eduel, 2016.
UEZU, D.; ARAÚJO, P. C.; ESTEVÃO, J. S. B. A educação de usuários sistematizada e institucionalizada: o caso do programa de educação continuada de usuário do sistema de bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18., 2014, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte, UFMG, 2014.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional: bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informaçã, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez., 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ana Maria Mendes Miranda, Adriana Rosecler Alcará

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.