A contribuição das competências infocomunicacionais na atuação do arquivista enquanto mediador
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245243.38-67Palabras clave:
Competências infocomunicacionais. Arquivista. Mediação da informação.Resumen
O objetivo do artigo é analisar as competências infocomunicacionais desenvolvidas pelos arquivistas e a sua contribuição no processo de mediação e formação de usuários de informação. A pesquisa tem abordagem qualiquantitativa. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se pesquisa bibliográfica e de campo, tendo o questionário online como técnica de coleta de dados; a amostra é composta por 53 arquivistas que atuam nos arquivos brasileiros (públicos e privados). A análise dos dados baseia-se, prioritariamente, nas categorias de análise e nos indicadores desenvolvidos para aferir as competências infocomunicacionais dos arquivistas. Os resultados mostraram que, de forma geral, as competências infocomunicacionais estão mais desenvolvidas no que diz respeito a identificar a necessidade de informação, buscar e avaliar a informação, estabelecer e avaliar a comunicação. Contudo, identificou-se que os arquivistas apresentam dificuldades tanto para se apropriar das informações que têm acesso, quanto para atuar participativa e colaborativamente. Dessa forma, conclui-se que o desenvolvimento dessas competências influencia diretamente na percepção de seu papel enquanto mediador da informação e, também, na sua atuação.Descargas
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, O. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009.
BORGES, J. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: estudo com organizações da sociedade civil de Salvador. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
BORGES, J; BRANDÃO, G. Competências em comunicação no ciberespaço: um novo desafio às organizações da sociedade civil. In: OLIVEIRA, L; BALDI, V. A insuportável leveza da web: retóricas, dissonâncias e práticas na sociedade em rede. Salvador: EDUFBA, 2014.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Centros públicos de acesso 2013. São Paulo, 2014.
DUDZIAK, E. Competência Informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.Com, Porto, n. 13, p. 1-19, 2010.
GONZÁLEZ FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, N. Alfabetización para una cultura social, digital, mediática y en red. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, n. especial, p. 17-45, 2012.
GUERRA, I. C. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia, 2010.
JACOBSON, T. E.; MACKEY, T. P. Proposing a metaliteracy model to redefine information literacy. Communications in Information Literacy, Tulsa, v. 7, n. 2, p. 84-91, 2013.
JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Cambridge: MIT Press, 2009.
MACKEY, T.P.; JACOBSON, T. E. Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. London: Facet, 2014.
MIRANDA, S. Como as necessidades de informação podemse relacionarcom as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 99-114, 2006.
NEVES, B. C. Mediação da informação para agentes sociodigitais: o salto. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 3, p. 413-424, 2011.
RIBEIRO, F. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da Ciência da Informação na sociedade em rede. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 63-70, 2010
SIEMENS, G. Conociendo el conocimiento. [S.l.]: Nodos Ele, 2010.
SILVA, A. M. Mediações e mediadores em Ciência da Informação. Prisma.Com, Porto, n. 9, p. 1-36, 2010.
WOLTON, D. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Gleise da Silva Brandão, Jussara Borges de Lima

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.