Da origem do marketing à sua orientação social: desde a perspectiva econômica à social. Aspectos de organização e comunicação

Autores/as

  • José Sixto García UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Palabras clave:

Marketing. Enfoque. Economia. Marketing social. Comunicação

Resumen

Este artigo analisa os eventos históricos que propiciaram a aparição do marketing como técnica, sua aplicação, o posterior assentamento do conceito e a consolidação do marketing como disciplina. Desde esse momento se repassa a evolução que sofreu o conceito desde sua origem econômica até sua aplicação a qualquer tipo de organização e produto, até definir os parâmetros pelos quais se rege na atualidade. E é que as orientações do marketing foram evoluindo ao longo do século XX e o habitual é que as organizações se orientem ao mercado e, portanto, sua atividade se planeje desde o marketing. Não obstante, nos últimos anos às organizações se lhes apresenta uma exigência nova que vai além da satisfação do usuário: devem atuar côa concepção do denominado marketing social e, portanto, contribuir, além disso, ao bem-estar da sociedade em longo prazo.

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Biografía del autor/a

José Sixto García, UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Departamento Ciencias da Comunicación da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)

Publicado

2010-07-20

Cómo citar

GARCÍA, J. S. Da origem do marketing à sua orientação social: desde a perspectiva econômica à social. Aspectos de organização e comunicação. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 61–77, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12541. Acesso em: 13 may. 2025.

Número

Sección

Artículo