As práticas de leitura e de informação das pessoas que integram o coletivo de bibliotecas comunitárias “Releitura-PE”
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245283.117736Palabras clave:
Comunidade, Leitura, Informação, Rede de bibliotecas, PernambucoResumen
Apresenta o que a biblioteca, a leitura e a informação representam para as pessoas que integram o coletivo Releitura-PE, por meio do sentido atribuído às suas práticas leitoras e informacionais. Utiliza pesquisa bibliográfica e exploratória para exibir quais são as bibliotecas comunitárias estudadas e discutir o que são práticas leitoras e informacionais. Usa, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, para recolher depoimentos das pessoas integrantes dessas bibliotecas, tais como gestores(as), educadores(as), mediadores(as) de leitura e interagentes, e analisa e categoriza os relatos por meio da técnica de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Expõe, em três categorias de análise, as formas de interação com a biblioteca, os sentidos da leitura e a apropriação da informação dos(das) integrantes da Releitura-PE. Aponta que a biblioteca comunitária é um lugar de convivência onde ocorrem significativas e ricas práticas leitoras e informacionais. Como equipamentos sociais, elas produzem, fomentam e compartilham tais práticas, a fim de fortalecerem as ações comunitárias locais e ampliarem as possibilidades e oportunidades das pessoas que nelas vivem. Conclui que as significações e as atribuições de sentido dadas, pelos(as) integrantes das bibliotecas, às suas práticas leitoras e informacionais refletem-se em suas ações sociais, evidenciando que as interferências contextuais, culturais e ideológicas participam, de maneira dialética, no modo como leem e se informam, bem como na forma como se relacionam com a biblioteca comunitária.
Descargas
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: UEL, 1997.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira. (org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2007, p. 33-45.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da Informação e Múltiplas Linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, ANCIB, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009.
ALVES, Mariana de Souza. Práticas leitoras e informacionais nas bibliotecas comunitárias em Rede da Releitura-PE. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
ANDRADE, Rafael do Nascimento. Entrevista informal. [Entrevista concedida a] Mariana de Souza Alves. Recife, 02 mar. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Práticas de leitura. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva et al. (Org.). Glossário Ceale: termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA AMIGOS DA LEITURA. Manual de Procedimentos técnicos. [S. l.: s. n.], 2013.
BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO. Breve histórico da organização. Pernambuco, 2007. Disponível em: http://bibliotecanascedouro.blogspot.com.br/. Acesso em: 14 jan. 2022.
CAMPELLO, Bernadete et al. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1. p. 1-29, 2012.
CANDIDO, Antonio. Direito à Literatura. In: LIMA, Aldo de (org.). O Direito à Literatura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 17-40.
CAPURRO, Rafael; HJØRLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, 2007.
CARNEIRO, Daniele. Guia prático para bibliotecas comunitárias. Curitiba: Magnolia Cartoneira, 2016.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
CEPOMA. About me. 2008. Disponível em: https://www.blogger.com/profile/09338111857942863684. Acesso em: 29 mar. 2016.
COQUE VIVE. Coque. [2007?]. Disponível em: https://coquevive.wordpress.com/coque/. Acesso em: 14 jan. 2022.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 23-40, 2014.
COURTRIGHT, Christina. Context in Information Behavior Research. Annual Review of Information Science and Technology, Hoboken, v. 41, p. 273-306, 2007.
COX, Andrew Martin. An exploration of the practice approach and its place in information science. Journal of Information Science, London, v. 38, n. 2, p. 176-188, 2012.
FERNANDEZ, Cida; MACHADO, Elisa; ROSA, Ester. O Brasil que lê: bibliotecas comunitárias e resistência cultural na formação de leitores. Olinda: CCLF; Brasil: RNBC, 2018. E-book.
FLUSSER, Victor. A biblioteca como instrumento de ação cultural. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 145-169, set., 1983.
FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência da informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREITAS, Alexandre Simão. Fundamentos para uma sociologia crítica da formação humana: um estudo sobre o papel das redes associacionistas. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
GRZYBOWSKI, Lurdes (coord.). Brasília Teimosa: projeto escola Z – 1. 2. ed. Recife: Liber, 1989.
MACHADO, Elisa Campos. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
MACHADO, Nínive Fonseca. Do Matadouro ao Nascedouro: a criação de novos espaços de participação juvenil. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1997.
MELLO, Gianfrancesco. Meu bairro, moro aqui: Alto José Bonifácio. 2012. Disponível em: http://agendaculturaldorecife.blogspot.com.br/2012/10/meu-bairro-moro-aqui-alto-jose-bonifacio.html. Acesso em: 14 jan. 2022.
MENDES, Felipe. Coque/Ilha Joana Bezerra. 2011. Disponível em: http://agendaculturaldorecife.blogspot.com.br/2011/05/coqueilha-joana-bezerra.html. Acesso em: 14 jan. 2022.
NOSSA história. 2016. Disponível em: http://www.bibliotecaamigosdaleitura.com.br/. Acesso em: 26 mar. 2016.
OLIVEIRA, Antônio. Entrevista informal. [Entrevista concedida a] Mariana de Souza Alves. Olinda, 02 mar. 2016.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A polissemia da noção de leitura. In: ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1998, p. 7-12.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
PINTO, Lourival Pereira. Bibliotecas comunitárias: dispositivos de ação. In: PINHO, Fábio Assis. Dispositivos culturais e espaços de memória. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. E-book.
RECIFE prefeitura. Peixinhos. [2010?]. Disponível em: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/peixinhos. Acesso em: 14 jan. 2022.
RECIFE prefeitura. Pina. [2012?]. Disponível em: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/pina. Acesso em: 14 jan. 2022.
RELEITURA. Bibliotecas comunitárias em rede: para tecer os futuros nas teias da literatura e da criatividade. [S. l.: s. n.], [2013]. 1 folder. Apoio Instituto C&A, Centro de Estudos em Educação e Linguagem e Centro de Cultura Luiz Freire.
RELEITURA. Nosso ao redor. [2007?]. Disponível em: https://releiturape.wordpress.com/nosso-ao-redor/. Acesso em: 14 jan. 2022.
SANTANA, Isamar. Entrevista informal. [Entrevista concedida a] Mariana de Souza Alves. Recife, 26 mai. 2016.
SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrella concepts” of information-seeking studies. Library Quarterly, Chicago, v. 77, n. 2, p. 109-132, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
SUAIDEN, Emir. Biblioteca pública e a informação à comunidade. São Paulo: Global, 1995.
VIEIRA, Heloisa Maria. Bibliotecas comunitárias em Belo Horizonte: atores em cena. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia, M., K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global. 2009. p. 17-39.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Mariana de Souza Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.