Relações entre a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas e a competência em informação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.346-369Palabras clave:
Competência em informação, Motivação para aprender, Necessidades psicológicas básicas, Teoria da Autodeterminação, Formação da competência em informaçãoResumen
Este artigo apresenta relações entre a necessidade de competência, autonomia e pertencimento e a competência em informação. Essas três necessidades integram a Teoria da Autodeterminação e, quando satisfeitas, influenciam na motivação intrínseca, que é essencial para a aprendizagem e inerente à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Foi feita a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. Entre os principais resultados, evidencia que a competência em informação pode ser impactada pela competência, autonomia e pertencimento, assim como a satisfação dessas necessidades psicológicas básicas pode ser apoiada pela competência em informação. Isso porque ambas têm em comum aspectos cognitivos, afetivos e sociais que estão presentes nas ações para a formação do aprendiz frente às suas demandas e problemas informacionais. Ressalta que a associação entre a motivação e a competência em informação é necessária e que as variáveis individuais, coletivas e contextuais que podem influenciar a motivação para aprender também implicam em interferências na competência em informação. Assim, deve-se levar em conta essas variáveis no planejamento de ações para a formação da competência em informação.
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