Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação

Autores/as

  • Ronaldo Ferreira Araujo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.96-109

Palabras clave:

Mídias sociais. Comunicação científica. Altmetria.

Resumen

Este estudo discorre brevemente sobre as mídias sociais e a comunicação científica, situando o emergente campo da altmetria para análise dessa relação. Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa exploratória que teve por objetivo a análise de métricas alternativas para 125 artigos de periódicos da Ciência da Informação Qualis A. No uso da ferramenta altmetric.com, 36% dos artigos retornaram dados altmétricos. Dentre as revistas, dá-se destaque para a Ciência da Informação, com 21 artigos e 297 dados altmétricos. Quanto às mídias, 92,43% dos dados vieram do Mendeley, contra 7,57% do Twitter, e nenhum registro do Facebook. Considera-se que a falta de padronização das revistas pode ser um dos fatores do reduzido quantitativo de artigos encontrado, e que parametrizações de Application Programming Interface – APIs de mídias como Facebook e Twitter – podem ser o caminho para contornar esse baixo desempenho. Os dados altmétricos indicam a atenção que os artigos recebem logo após a publicação e podem ser indícios de citações futuras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Ferreira Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Ciência da Informação (UFMG)

Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL)

Citas

ALTMETRIC. How is the Altmetric score calculated? 2014. Disponível em: <http://support.altmetric.com/knowledgebase/articles/83337-how-is-the-altmetric-score-calculated->. Acesso em: 06 jan. 2014.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Communicating Science Online. 2013. Disponível em: <http://www.aaas.org/page/communicating-science-seminar-annual-meeting-2013>. Acesso em: 06 jan. 2014.

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BJÖRNEBORN, L.; INGWERSEN, P. Towards a basic framework of webometrics. Journal of American Society for Information Science and Technology, New York, v.55, n. 14, p. 1216-1227, 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20077/pdf>. Acesso em: 14 ago. 2013.

BRAGA, G. M. Informação, Ciência, Política Científica: o pensamento de Derek de Solla Price. Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 2, p. 155-177, 1974. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1634>. Acesso em: 29 set. 2012.

GOUVEIA, F. C.; LANG, P. Da webometria à altmetria: uma jornada por uma ciência emergente. In: ALBAGLI, S (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. São Paulo: UNESP, 2000.

MIGUEL, S. HERRERO-SOLANA, V. Visibilidad de las revistas latinoamericanas de bibliotecología y ciencia de la información a través de Google Scholar. Ciencia da Informação, Brasília, v. 39 n. 2, p. 54-67, maio/ago., 2010. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n2/04.pdf >. Acesso em: 01 jan. 2015.

MOHAMMADI, E.; THELWAL, M.; KOUSHA, K. Can mendeley bookmarks reflect readership? a survey of user motivations. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v.66, n.1, jan. 2015. Disponível em: <http://www.scit.wlv.ac.uk/~cm1993/papers/CanMendeleyBookmarksReflectReadershipSurvey_preprint.pdf >. Acesso em: 01 jan. 2015.

MOSTAFA, S. P. Citações epistemológicas no campo da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 8, n. 24, p. 15-28, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewArticle/4526>. Acesso em: 15 fev. 2013.

PRIEM, J. et al. Altmetrics: manifesto de 26 outubro de 2010. Disponível em: <http://altmetrics.org/manifesto>. Acesso em: 31 jul. 2013.

PRIEM, J. [Post pessoal]. 2010. Disponivel em: <https://twitter.com/jasonpriem/status/25844968813>. Acesso em: 31 jul 2013.

PRIEM, J.; HEMMINGER, B. M. Scientometrics 2.0: Toward New Metrics of Scholar-ly Impact on the Social Web. First Monday, Bridgman, v.15, n. 7-5, 2010. Disponível em: <http://pear.accc.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/viewArticle/2874>. Acesso em: 07 abr. 2012.

PRIEM, J.; PIWOWAR, H. A.; HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. ArXiv, p. 1-17, v. 20, mar., 2012. Disponível em: <http://arxiv.org/html/1203.4745v1>. Acesso em: 24 mar. 2013.

SOUZA, I. V. P.; ALMEIDA, C. H. M. Introdução à altmetria: métricas alternativas da conunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013. Disponível em: <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/252/289>. Acesso em: 22 jan. 2014.

THELWALL M. et al. Do Altmetrics Work? Twitter and Ten Other Social Web Services. PLoS ONE, San Francisco, v. 8, n. 5, 2013. Disponível em: <http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0064841#pone-0064841-t003>. Acesso em: 21 fev. 2014.

TORRES, D.; CABEZAS, A.; JIMÉNEZ, E. Altmetrics: nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar, Huelva, v. 41, 2013. Disponível em: <http://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=41&articulo=41-2013-05>. Acesso em: 30 nov. 2013.

URBIZAGÁSTEGUI, R. A Bibliometria no Brasil. Ciencia da Informação, Brasília, v. 13, n. 2, p. 91-105, jul./dez. 1984. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1444>. Acesso em: 25 out. 2010.

VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago., 2002. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/171>. Acesso em: 16 jan. 2009.

VANZ, S. A. S. A Bibliometria no Brasil: análise temática das publicações do periódico Ciência da Informação (1972-2002). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2003. 1 CD-ROM.

VANZ, S. A. S.; CAREGNATO, S. E. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9 , n . 2, p . 295-307, jul. /dez., 2003. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75>. Acesso em: 13 out. 2010.

VIEIRA, D. V.; BAPTISTA, S. G.; CUEVAS CERVERO, A. Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais: relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.2, p.167-181, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v18n2/11.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2013.

Publicado

2015-05-08

Cómo citar

ARAUJO, R. F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 96–109, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.96-109. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/47918. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.