Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245211.96-109Palabras clave:
Mídias sociais. Comunicação científica. Altmetria.Resumen
Este estudo discorre brevemente sobre as mídias sociais e a comunicação científica, situando o emergente campo da altmetria para análise dessa relação. Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa exploratória que teve por objetivo a análise de métricas alternativas para 125 artigos de periódicos da Ciência da Informação Qualis A. No uso da ferramenta altmetric.com, 36% dos artigos retornaram dados altmétricos. Dentre as revistas, dá-se destaque para a Ciência da Informação, com 21 artigos e 297 dados altmétricos. Quanto às mídias, 92,43% dos dados vieram do Mendeley, contra 7,57% do Twitter, e nenhum registro do Facebook. Considera-se que a falta de padronização das revistas pode ser um dos fatores do reduzido quantitativo de artigos encontrado, e que parametrizações de Application Programming Interface – APIs de mídias como Facebook e Twitter – podem ser o caminho para contornar esse baixo desempenho. Os dados altmétricos indicam a atenção que os artigos recebem logo após a publicação e podem ser indícios de citações futuras.
Descargas
Citas
ALTMETRIC. How is the Altmetric score calculated? 2014. Disponível em: <http://support.altmetric.com/knowledgebase/articles/83337-how-is-the-altmetric-score-calculated->. Acesso em: 06 jan. 2014.
AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Communicating Science Online. 2013. Disponível em: <http://www.aaas.org/page/communicating-science-seminar-annual-meeting-2013>. Acesso em: 06 jan. 2014.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BJÖRNEBORN, L.; INGWERSEN, P. Towards a basic framework of webometrics. Journal of American Society for Information Science and Technology, New York, v.55, n. 14, p. 1216-1227, 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20077/pdf>. Acesso em: 14 ago. 2013.
BRAGA, G. M. Informação, Ciência, Política Científica: o pensamento de Derek de Solla Price. Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 2, p. 155-177, 1974. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1634>. Acesso em: 29 set. 2012.
GOUVEIA, F. C.; LANG, P. Da webometria à altmetria: uma jornada por uma ciência emergente. In: ALBAGLI, S (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. São Paulo: UNESP, 2000.
MIGUEL, S. HERRERO-SOLANA, V. Visibilidad de las revistas latinoamericanas de bibliotecología y ciencia de la información a través de Google Scholar. Ciencia da Informação, Brasília, v. 39 n. 2, p. 54-67, maio/ago., 2010. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n2/04.pdf >. Acesso em: 01 jan. 2015.
MOHAMMADI, E.; THELWAL, M.; KOUSHA, K. Can mendeley bookmarks reflect readership? a survey of user motivations. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v.66, n.1, jan. 2015. Disponível em: <http://www.scit.wlv.ac.uk/~cm1993/papers/CanMendeleyBookmarksReflectReadershipSurvey_preprint.pdf >. Acesso em: 01 jan. 2015.
MOSTAFA, S. P. Citações epistemológicas no campo da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 8, n. 24, p. 15-28, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewArticle/4526>. Acesso em: 15 fev. 2013.
PRIEM, J. et al. Altmetrics: manifesto de 26 outubro de 2010. Disponível em: <http://altmetrics.org/manifesto>. Acesso em: 31 jul. 2013.
PRIEM, J. [Post pessoal]. 2010. Disponivel em: <https://twitter.com/jasonpriem/status/25844968813>. Acesso em: 31 jul 2013.
PRIEM, J.; HEMMINGER, B. M. Scientometrics 2.0: Toward New Metrics of Scholar-ly Impact on the Social Web. First Monday, Bridgman, v.15, n. 7-5, 2010. Disponível em: <http://pear.accc.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/viewArticle/2874>. Acesso em: 07 abr. 2012.
PRIEM, J.; PIWOWAR, H. A.; HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. ArXiv, p. 1-17, v. 20, mar., 2012. Disponível em: <http://arxiv.org/html/1203.4745v1>. Acesso em: 24 mar. 2013.
SOUZA, I. V. P.; ALMEIDA, C. H. M. Introdução à altmetria: métricas alternativas da conunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013. Disponível em: <http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/252/289>. Acesso em: 22 jan. 2014.
THELWALL M. et al. Do Altmetrics Work? Twitter and Ten Other Social Web Services. PLoS ONE, San Francisco, v. 8, n. 5, 2013. Disponível em: <http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0064841#pone-0064841-t003>. Acesso em: 21 fev. 2014.
TORRES, D.; CABEZAS, A.; JIMÉNEZ, E. Altmetrics: nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar, Huelva, v. 41, 2013. Disponível em: <http://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=41&articulo=41-2013-05>. Acesso em: 30 nov. 2013.
URBIZAGÁSTEGUI, R. A Bibliometria no Brasil. Ciencia da Informação, Brasília, v. 13, n. 2, p. 91-105, jul./dez. 1984. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1444>. Acesso em: 25 out. 2010.
VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago., 2002. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/171>. Acesso em: 16 jan. 2009.
VANZ, S. A. S. A Bibliometria no Brasil: análise temática das publicações do periódico Ciência da Informação (1972-2002). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2003. 1 CD-ROM.
VANZ, S. A. S.; CAREGNATO, S. E. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9 , n . 2, p . 295-307, jul. /dez., 2003. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75>. Acesso em: 13 out. 2010.
VIEIRA, D. V.; BAPTISTA, S. G.; CUEVAS CERVERO, A. Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais: relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.2, p.167-181, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v18n2/11.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Ronaldo Ferreira Araujo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.