Reflexions on the Museu de Arte Popular do Instituto Feminino da Bahia-IFB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245260.206-234

Keywords:

Museum of Popular Art of Instituto Feminino da Bahia. Collection. Exhibition space.

Abstract

In this article the reflexions on the Museu de Arte Popular do Instituto Feminino da Bahia-IFB (Museum of Popular Art of the Women´s Institute of Bahia State), a school for women that marked an era in the city of Salvador from the first decades to the mid-twentieh century, aim to highligth aspects still unexplored on the relationship between the building and the expographic structure with the Popular Art Collection of this Bahian institution. Based on a corpus of documents an attempt is made to correlate the sources consulted, in order to recover the trajectory that led to the assemblage of the collection, and to describe the characteristics of the place that has been sheltering it since 1939 as well as equipments and ways of exhibition, concluding on the importance and need for more research to reveal the layers of historiography that go beyond the history of the Instituto Feminino itself.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha, Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Museologia

Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha - Graduado em Museologia (Universidade Federal da Bahia - 1992). Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal da Bahia - 1999). Doutor em História Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2006). Pós-Doutor em Museologia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - Lisboa – Portugal - 2019). Professor do Departamento de Museologia (UFBA), do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (FFCH - UFBA) , do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia e Programa de Estudos Pós Graduados em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa - Portugal). Atual Coordenador do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa questões relacionadas às memórias e processos patrimoniais com ênfase em temas africanos e afro-brasileiros. Tem experiência em ações museológicas, com destaque para a gestão institucional e produção e análise de exposições relacionadas ao Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro.

Suely Moraes Cerávolo, Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Museologia

Graduada em História (Sedes Sapientiae/SP), Mestrado em Ciência da Informação, doutorado em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pós-doutora pelo Museu Paulista/USP (2008-2009); pós doutora em História dos Museus no Brasil/PPG CI/UNB (2019);  pesquisadora do GP Observatório da Museologia na Bahia/linha História da Museologia, dedica-se à investigação de práticas museológicas e patrimônio cultural  que se desenvolveram na cidade do Salvador no marco cronológico entre 1835 a 1970. Docente do PPG Museu/FFCH/UFBA.Graduada em História (Sedes Sapientiae/SP), Mestrado em Ciência da Informação, doutorado em Ciências da Comunicação (ECA/USP), pós-doutora pelo Museu Paulista/USP (2008-2009); pós doutora em História dos Museus no Brasil/PPG CI/UNB (2019);  pesquisadora do GP Observatório da Museologia na Bahia/linha História da Museologia, dedica-se à investigação de práticas museológicas e patrimônio cultural  que se desenvolveram na cidade do Salvador no marco cronológico entre 1835 a 1970. Docente do PPG Museu/FFCH/UFBA.

References

ALVES, Marieta. ‘Henriqueta Martins Catharino – sua vida e sua obra’. In. Museu do Traje e do Têxtil. Salvador : Fundação Instituto Feminino da Bahia, 2003:17-23.

AS MISSÕES DA UNESCO NO BRASIL: MICHEL PARENT. (Claudia Feirabend Baeta Leal, org). Rio de Janeiro : IPHAN, 2008.

CERÁVOLO, Suely Moraes. Pistas biográficas de Henriqueta Catharino e a Coleção de Arte Popular do Instituto Feminino da Bahia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 14, 2020: 692-708. Disponível < http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7692>. Acesso 20.07.2020

COELHO NETTO, J. Teixeira. A construção do sentido na arquitetura. São Paulo : Editora Perspectiva S.A, 1999.

COLEÇÃO MÁRIO DE ANDRADE. Religião e Magia/Música e Dança/Cotidiano. (org. Marta Rossetti Batista). São Paulo : EDUSP : Impressa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. A Exposição Museológica Como Estratégia Comunicacional: o tratamento museológico da herança patrimonial. Revista Magistro. Rio de Janeiro: UNIGRARIO., Vol.1 Num.1 – 2010. p. 109-120. Disponível <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/1062>. Acesso 20.07.2020

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha. Corpos, Discursos e Exposições: A Coleção do Museu Antropológico e Etnográfico Estácio de Lima (Bahia, Brasil). In: MAGALHÃES, Fernando. COSTA, Luciana Ferreira da. HERNÁNDEZ, Francisca Hernández. CURCINO, Alan .(Coordenadores). Museologia e Patrimônio – vol2. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais / Politécnico de Leiria, 2019. p.107-145. Disponível<https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2019/11/museologiapatrimonio-volume-2-corrigido.pdf>. Acesso 20.07.2020

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. Teatro de memórias, palco de esquecimentos: culturas africanas e das diásporas negras em exposições. Tese, PUC/SP, 2006. <http://www.museologia.ffch.ufba.br/sites/museologia.ffch.ufba.br/files/tese_marcelo_nascimento_bernardo_da_cunha.pdf>.

DELOCHE, Bernard. Mythologie du musée: de l’uchronie à l’utopie. França : Le Cavallier Blue Editions, 2010.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, Françoise (eds.); SOARES, Bruno Brulon; CURY, Marília Xavier (transl.). Conceitos-chave de Museologia. São Paulo : Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus ; Pinacoteca do Estado de São Paulo ; Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia / Org. Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Hermínia Oliveira Hernandez. – Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014. Acesso através de http: www.dicionario.belasartes.ufba.br.

DOHMANN, Marcus. A experiência material: a cultura do objeto. In A experiência material: a cultura do objeto (Marcus Dohmann org.). Rio de Janeiro : Rio Books, 2013:31-48.

LEITE, Rinaldo Cesar Nascimento. A Rainha Destronada. Discursos das elites sobre as grandezas e infortúnios da Bahia nas primeiras décadas republicanas. Feira de Santana : UEFS Editora, 2012.

Museu do Traje e do Têxtil. Fundação Instituto Feminino da Bahia. [apresentação Dom. Geraldo Majella Cardeal Agnelo: texto por Ana Lucia Uchoa Peixoto, Marieta Alves, Maria Júlia Alves de Souza: fotografias, Sergio Benutti. Salvador : Fundação Instituto Feminino da Bahia, 2003.

MUSEU DE ARTE POPULAR, Instituto Feminino da Bahia, 1957.

PASSOS, Elizete Silva. Henriqueta Catharino. Salvador : EDUFBA/FACED, 2010.

PASSOS, Elizete Silva. Mulheres moralmente fortes. Salvador : Gráfica Santa Helena, 1993.

PEIXOTO, Ana Lúcia Uchoa. ‘O Museu do Traje e do Têxtil’ In Museu do Traje e do Têxtil. Salvador : Fundação Instituto Feminino da Bahia, 2003:11-15.

QUEIRÓZ, Marijara Sousa. De escola para mulheres a museu feminino: o colecionismo de Henriqueta Martins Catharino. Anais eletrônicos 15º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, 16 a 18 novembro 2016. Disponível < https://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1474401190_ARQUIVO_DatosMarijaraadjuntossintitulo02410.pdf>. Acesso 20.07.2020

QUEIRÓZ, Marijara Sousa. Museu, memória e morte. Um estudo a partir da coleção de quadros de cabelos da Fundação do Instituto Feminino da Bahia. Dissertação. EBA/UFBA, 2014.

ROMO, Anadelia A. Writing Bahian Identity: Crafting New Narratives of Blackness in Salvador, Brazil 1940-1950. Journal Latin American Studies, 50, 2018:805-832.

SANTOS, Jancileide Souza de. Coleções, Colecionismo e Colecionadores: um estudo sobre o processo de legitimidade artística da produção de arte popular católica na Bahia entre as décadas de 1940 a 1960. Dissertação. PPG Artes Visuais, EBA/UFBA, 2013.

SOARES, Lélia Gontijo. Mário de Andrade e o Folclore. In Mário de Andrade e a Sociedade de Etnografia e Folclore. Departamento de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo1936-1939. Rio de Janeiro : FUNARTE, Instituto Nacional de Folclore; São Paulo : Secretaria Municipal de Cultura, 1983: 7-14.

SOUZA, Jean Costa. “O Culto à Tradição de nossa gente”: a fabricação do Folclore Sergipano em exposições museológicas (1948-1976). 2019. p.157 Dissertação. PPG Interdisciplinar em Culturas Populares, Fundação Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, 2019.

SOUZA, Mariella Araújo de. O concreto armado nas edificações de Salvador no período entre guerras (1919-1938). Tese. PPG Arquitetura e Urbanismo; FAU, 2017, 331 pgs. Disponível < https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24863>. Acesso 08.05.2020

TOURINHO, Antonio C. Estudo sobre o Turismo. Salvador : Imprensa Oficial da Bahia, 1961.

VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e missão. O movimento folclórico brasileiro 1974-1964. Rio de Janeiro : Funaerte : Fundação Getúlio Vargas, 1997.

Published

2020-11-07

How to Cite

BERNARDO DA CUNHA, Marcelo Nascimento; CERÁVOLO, Suely Moraes. Reflexions on the Museu de Arte Popular do Instituto Feminino da Bahia-IFB. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, p. 206–234, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245260.206-234. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/106021. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Dossiê Patrimônio e Culturas Tradicionais

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.