Bibliografias em Pernambuco: panorama histórico (1960-2018)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245250.89-104Palavras-chave:
Bibliografias. Repertórios bibliográficos. Pernambuco. História.Resumo
Este artigo estabelece o panorama histórico das bibliografias produzidas, editadas e difundidas de, sobre e em Pernambuco. O argumento que justifica o estudo é a diversidade e pluralidade de registros, de enfoques, de arranjos e categorizações e de coberturas temáticas, diante do conjunto de manifestações socioculturais presentes no Estado de Pernambuco. Tem como objetivo central caracterizar o conjunto das bibliografias produzidas e difundidas de, sobre e em Pernambuco, de 1960 a 2018. Configura-se com uma pesquisa bibliográfica e descritiva que se viabiliza pelas técnicas de análise bibliográfica e documental. Apresentam-se as bibliografias produzidas, editadas e disseminadas por meio do arranjo retrospectivo, em que se destacam: a) os protagonismos de Lúcia Gaspar e da Editora Universitária da UFPE enquanto organizadora e editora, respectivamente, no período; e b) a diversidade de temas e as formas de concepção e elaboração das bibliografias. Conclui que o Estado de Pernambuco por meio das bibliografias analisadas está bem representado no que concerne às suas manifestações e práticas socioculturais.Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. A. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
ARAÚJO, R. C. B. Apresentação. In: GASPAR, L.; BARBOSA, V. O Recife: uma bibliografia. Recife: Massangana, 2008. p. 5-11.
CRIPPA, G. A arte da bibliografia: ferramentas históricas, problemas metodológicos e práticas contemporâneas. Informação & Informação, Londrina, v. 20, n. 2, p. i-vi, 2015.
CUNHA, M. B. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
FONSECA, E. N. Bibliografia de obras de referência pernambucanas. Recife: Imprensa Universitária, 1964.
HARTNESS, A. Brasil: obras de referência, 1999-2013: uma bibliografia comentada. Brasília: Briquet de Lemos, 2014.
LARA, M. L. G. Conceito de bibliografia, ou conceitos de bibliografia? Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 127-151, 2018.
NOGUEIRA, W. A. “O livro como uma força na História”: a bibliografia como fonte de informação e método de pesquisa. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, SP, v. 7, n. esp, p. 152-164, 2016.
NORONHA, D. P. O ensino de bibliografia por módulo. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 53-72, mar. 1982.
PRYSTHON, C.; SILVEIRA, M. A. A.; SILVA, L. S. O mundo pernambucano através de fontes de informação: 1965-2003. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. 2, p. 96-107, 2008.
SALDANHA, G. S. O documento e a “via simbólica”: sob a tensão da “neodocumentação”. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 65-88, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Murilo Artur Araújo da Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.