Mapeando as correlações entre produtividade e investimentos de bolsas em programas de pós graduação: o caso da Universidade Federal de Goiás

Autores/as

  • Dalton Lopes Martins Universidade Federal de Goiás
  • Rhaydrick Sandokhan Universidade Federal de Goiás
  • Arlon Silva Universidade Federal de Goiás
  • Luis Felipe Rosa de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Eduardo Alves Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.162-180

Palabras clave:

Cientometria. Indicadores. Política científica. Correlação. Universidade Federal de Goiás.

Resumen

O artigo apresenta uma discussão sobre tipos de indicadores e fontes de informação para a construção de sistemas cientométricos como base de análise de uma política científica e tecnológica. Propõe-se uma análise da correlação entre a Avaliação Trienal da CAPES e o Mapa de Investimentos do CNPq para identificar possíveis relacionamentos entre desempenho de programas de pós-graduação e investimentos realizados. O estudo mostra evidências de que os programas mais antigos e que possuem maior número de professores tendem a apresentar maior produtividade e nível de investimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor no curso de Gestão da Informação

Rhaydrick Sandokhan, Universidade Federal de Goiás

Graduando Acadêmico de Gestão da Informação

Arlon Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduando Acadêmico de Gestão da Informação

Luis Felipe Rosa de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Graduando Acadêmico de Gestão da Informação

Eduardo Alves Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduando Acadêmico de Gestão da Informação

Citas

ABRAMO, Giovanni; D'ANGELO, Ciriaco Andrea; CAPRASECCA, Alessandro. Allocative efficiency in public research funding: can bibliometrics help? Research Policy, Amsterdam, v. 38, p. 206–215, 2009.

ABRAMO, Giovanni; D'ANGELO, Ciriaco Andrea; DI COSTA, Flavia. Variability of research performance across disciplines within universities in non-competitive higher education systems. Scientometrics, Amsterdam, v. 98. p. 777-795, 2014.

AURANEM, Otto; NIEMINEM, Mika. University research funding and publication performance: an international comparison. Research Policy, Amsterdam, v. 39, p. 822-834, 2010.

CHEN, Ssu-Han; HUANG, Mu-Hsuan; CHEN, Dar Zen. Driving factors of external funding and funding effects on academic innovation performance in university –industry – government linkages. Scientometrics, Amsterdam, v. 94. p. 1077-1098. 2013.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq. Mapa de investimentos. 2014. Disponível em: <http://efomento.cnpq.br/efomento/distribuicaoGeografica/distribuicaoGeografia.do?metodo=apresentar>. Acesso em: 10 fev. 2014.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq. Regulamento das bolsas de produtividade científica. 2015. Disponível em: <http://www.cnpq.br/documents/10157/5f43cefd-7a9a-4030-945e-4a0fa10a169a>. Acesso em: 14 fev. 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Avaliação trienal 2013. Disponível em: <http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/>. Acesso em: 10 fev. 2014.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Considerações sobre uso, abuso e mau uso de indicadores nas políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n.1, p.51-72, 2002. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6427>. Acesso em: 20 fev 2015.

MUGNAINI, Rogério; JANNUZZI, Paulo de Martino, QUONIAN, Luc. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a13v33n2>. Acesso em: 21 jan. 2015.

VINKLER, Péter. The evaluation of research by scientometrics indicators. Oxford: Chandos Publishing, 2010.

Publicado

2015-09-17

Cómo citar

MARTINS, D. L.; SANDOKHAN, R.; SILVA, A.; OLIVEIRA, L. F. R. de; SILVA, E. A. Mapeando as correlações entre produtividade e investimentos de bolsas em programas de pós graduação: o caso da Universidade Federal de Goiás. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 162–180, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.162-180. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49244. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo