Análise de citações dos artigos da revista Ciência da Informação no período de 2000-2009

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri;; Universidade de Brasília - UnB.
  • Raphael da Silva Cavalcante Universidade de Brasilia, UnB

Palavras-chave:

Ciência da Informação (Periódico), Análise de citações, Publicações científicas.

Resumo

O periódico tornou-se o principal canal formal para a comunicação científica. Analisar os periódicos científicos de uma área do conhecimento significa obter um recorte da produção científica produzida naquela área, constatando o desenvolvimento dos temas. Neste sentido, a revista Ciência da Informação, editada pelo IBICT, dada a sua longevidade e o reconhecimento dos pares, constitui referência na área de Ciência da Informação no Brasil. Diante disso, este trabalho buscou, a partir do estudo bibliométrico das referências bibliográficas dos artigos da revista publicados na última década, caracterizar as fontes de informação utilizadas pelos pesquisadores no embasamento de seus artigos no período de 2000 a 2009, com o objetivo de identificar tendências e padrões. Foram analisadas as variáveis: idade do documento, idioma, formato e tipologia documental das referências bibliográficas coletadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri;; Universidade de Brasília - UnB.

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceara - UFC Campus Cariri. Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasilia - UnB. Bolsista PRODOUTORAL Capes.

Raphael da Silva Cavalcante, Universidade de Brasilia, UnB

Graduado em Biblioteconomia e mestrando em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB, bibliotecário da ANATEL, DF.

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

BERNARDINO, M. C. R.; CAVALCANTE, R. da S. Análise de citações dos artigos da revista Ciência da Informação no período de 2000-2009. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 251–269, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18601. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo