O esquema de classificação da comunidade booktube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.129927

Palavras-chave:

classificação, classificação popular, coleção de livros, comunidade booktuber, bookshelf tour

Resumo

A comunidade booktube é formada por indivíduos que compartilham suas experiências literárias por meio de vídeos postados na plataforma YouTube. Eles também são colecionadores de livros que compartilham suas coleções e suas próprias razões subjetivas para colecionar livros. Como seus vídeos são publicados usando tags, nosso foco foi na tag ‘bookshelf tour’. Este é um estudo de caso que utilizou análise de vídeo para investigar seus critérios de classificação. Parte da fala foi transcrita e analisada. Foi realizada análise de conteúdo, e o conceito de classificação foi empregado para compreender as categorias particulares de organizações privadas em suas estantes e de onde essas categorias se originaram. Além disso, também consideramos estudos relacionados a coleções de livros para interpretar a conexão subjetiva entre coleta e classificação de itens em coleções particulares. Os resultados da investigação destacaram três aspectos principais. Em primeiro lugar, o desejo de expor a sua coleção influencia significativamente as suas categorias de classificação. Em segundo lugar, a classificação destaca-se como uma das principais atividades dos colecionadores de livros. Em terceiro lugar, as categorias são influenciadas pelas suas origens e histórias de vida, no entanto, muitas delas têm vindo a alterar a sua classificação tendo em conta a opinião do seu público. Ao tornarem visíveis essas classificações e explicarem os motivos de suas escolhas, eles também se envolvem com seu público. Concluindo, observamos que quando um esquema de classificação é baseado na identidade do classificador, pode levar a alguma instabilidade nas categorias. No entanto, também demonstra como a memória desempenha um papel crucial no processo de recuperação e como a sua visão de mundo se reflete nestas categorias. Além disso, o ambiente digital influencia na classificação pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRECHT, K. Positioning BookTube in the publishing world: An examination of online book reviewing through the field theory. 2017. These (Master’s degree in Book and Digital Media Studies) - Postgraduate course in Media Studies, Leiden University, 2017.

ASPLUND, S. B. Books as happy objects: on Swedish rural masculine reader identities. Norma, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 98-117, 2021. Available at: https://doi.org/10.1080/18902138.2021.1903760. Access: 23 Oct. 2023.

BARTLETT, A. H. O homem que amava livros demais: a verdadeira história de um ladrão, um detetive e um mundo de obsessão literária. São Paulo: Seoman, 2013.

BENJAMIN, W. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: BENJAMIN, W. et al. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 2, p. 71-142.

BLOM, P. To have and to hold: an intimate history of collectors and collecting. New York: Abrams, 2004.

BOWKER, G.; STAR, S. L. Sorting things out: Classification and its consequences. Cambridge: MIT Press, 1999.

FORMANEK, R. Why they collect: collectors reveal their motivations. In: PEARCE, Susan M. (Ed.). Interpreting objects and collections. Abingdon: Routledge, 1994. p. 327-335.

FULLER, D. SEDO, R. Reading beyond the book: the social practices of contemporary literary culture. Abingdon: Routledge, 2013.

GNOLI, C. Animals belonging to the emperor: enabling viewpoint warrant in classification. In: LANDRY, Patrice et al. (Ed.). Subject access: preparing for the future. Berlim: Walter de Gruyter, 2011. v. 42, p. 91.

HJØRLAND, B.; GNOLI, C. ISKO Encyclopedia of Knowledge Organization. [S. l.], 2016. Available at: https://www.isko.org/cyclo/. Access: 23 Oct. 2023.

JEFFMAN, T. M. W. Literatura compartilhada: uma análise da cultura participativa, consumo e conexões nos booktubers. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 4, no. 2, 2015. Available at: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.4220154166. Access: 23 Oct. 2023.

LO, E. Y. How social media, movies, and TV shows interacts with young adult literature from 2015 to 2019. Publishing Research Quarterly, [s. l.], v. 36, p. 611-618, 2020. Available at: https://doi.org/10.1007/s12109-020-09756-8. Access: 23 Oct. 2023.

OLIVEIRA, H. C. C. et al. Booktubers and libraries: a proposal for innovative reading mediation performance. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasilia, v. 24, n. 2, p. 25-8, 2021.

OH, S; WILDEMUTH, B. Think-aloud protocols. In: WILDEMUTH, B Applications of social research methods to questions in information and library science. Westport, Conn: Libraries Unlimited, 2009.

PAIVA, S.; SOUZA, A. M. de. Booktube como instrumento de disseminação da informação para a geração digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 13, p. 978-1003. 2017.

TEIXEIRA, C. S.; Costa, A. A. Movimento booktubers: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto Livro, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 13-31, 2016. Available at: https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.13-31. Access: 23 Oct. 2023.

PARSONS, J. An Information Model Based on Classification Theory. Management Science, [s. l.], v. 42, n. 10, p. 1437-1453, 1996. Available at: https://doi.org/10.1287/mnsc.42.10.1437. Access: 23 Oct. 2023.

PYNE, L. Bookshelf. Bloomsbury Publishing. USA, 2016.

PRINCE, L. (Ed.). Unpacking my library: writers and their books. New Havean: Yale University Press, 2011.

LEGEWIE, Nicolas; NASSAUER, Anne. YouTube, Google, Facebook: 21st Century Online Video Research and Research Ethics. Forum: Qualitative Social Research, [s. l.], v. 19, n. 3, 2018. Available at: https://doi.org/10.17169/fqs-19.3.3130. Access: 23 Oct. 2023.

KWASNIK, B. How a personal document's intended use or purpose affects its classification in an office. Association for Computing Machinery, New York, NY, v. 23, p. 207-210, 1989. Available at: https://doi.org/10.1145/75334.75356. Access: 23 Oct. 2023.

SUNDSTRÖM, A. S. S.; MORAES, J. B. E. de. Bookshelf tour: categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 13–38, 2019. Available at: https://doi.org/10.19132/1808-5245252.13-38. Access: 23 Oct. 2023.

TOMASENA, J. M. Audiovisual genres in BookTubers’ productions: a quantitative analysis. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentación, Barcelona, v. 49, 2022. Available at: https://doi.org/10.1344/BiD2022.49.14. Access: 23 Oct. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Como Citar

SUNDSTRÖM, A. D. S. S. O esquema de classificação da comunidade booktube. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, 2023. DOI: 10.1590/1808-5245.29.129927. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/129927. Acesso em: 1 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)