A formulação discursiva no jornalismo científico: construção da visada da captação em um diário popular
Palavras-chave:
Jornalismo científico. Discurso. Matrizes culturais. Jornalismo popularResumo
O artigo relata uma análise sobre a formulação discursiva operada no discurso científico com vistas à produção do discurso jornalístico. Através da aplicação de categorias do discurso científico como jargão científico, precisão/exatidão, neutralidade/afastamento e fontes foi possível apontar como se caracteriza o corpus selecionado de treze matérias de saúde de um diário popular. As categorias foram relacionadas com estratégias discursivas como enunciação, referencialidade e tematização de forma a verificar se elas produzem efeitos de credibilidade (visada da informação) ou de dramatização (visada da captação). Chegou-se ao resultado de que o jornal popular se utiliza da matriz melodramática e de uma simplificação do jargão científico como estratégia de captação e de sedução de seus leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Natália Martins Flores, Ada Cristina Machado da Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.