Web 2.0 e EAD: riscos e possibilidades

Autores

  • Richard Romancini Faculdade de Educação e Cultura Montessori

Palavras-chave:

Web 2.0. Educação a distância. Tecnologias na educação.

Resumo

O artigo evidencia o crescimento das possibilidades de uso de tecnologias digitais associadas à chamada “web 2.0”, entre os usuários da internet. Discute a relação desse contexto com a educação mediada por tecnologias, em particular a Educação a Distância (EAD), notando que existe o paradoxal risco de que a utilização desses novos recursos reforce paradigmas educativos informacionais/reprodutivistas. Entretanto, argumenta-se que o uso reflexivo das possibilidades que surgiram no mundo digital pode favorecer a construção de espaços de diálogos na educação on-line, dando um sentido mais comunicativo/construtivista a processos de educação virtual. Por fim, nota-se que, para este cenário mais positivo, é necessário, também, que haja o desenvolvimento de competências por parte dos participantes (professores e estudantes) das ações educativas no âmbito digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Romancini, Faculdade de Educação e Cultura Montessori

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo-ECA/USP. Professor da Faculdade de Educação e Cultura Montessori – FAMEC-SP.

Downloads

Publicado

2010-07-20

Como Citar

ROMANCINI, R. Web 2.0 e EAD: riscos e possibilidades. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 179–192, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12975. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)