Compartilhamento do conhecimento em ambientes de inovação

um estudo em uma incubadora de empresas de base tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245283.118605

Palavras-chave:

Compartilhamento de conhecimento, Habitats de inovação, Incubadora de empresas

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar como ocorre o processo de compartilhamento do conhecimento em uma incubadora de empresas de base tecnológica. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro foi desenvolvido a partir da identificação dos elementos dos modelos de compartilhamento do conhecimento encontrados na literatura visitada. Os sujeitos da pesquisa correspondem aos gestores das empresas incubadas e gerente da incubadora de empresas em estudo. Os resultados revelam que o compartilhamento do conhecimento, nesse habitat de inovação, é motivado por fatores como: conhecimentos compreensíveis, válidos e úteis; habilidades de comunicação; capacidade de absorção e aplicação e/ou utilização dos conhecimentos; importância dos conhecimentos; habilidades de elaborar questionamentos; cultura; estrutura e layout; oportunidades para compartilhar conhecimento; credibilidade da fonte; e parcerias. Indicam também que existem fatores que precisam ser potencializados em razão de não exercerem os resultados esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Hernandes Scarabelli, Universidade Cesumar

Bruna Hernandes Scarabelli. Graduação em Administração (UNICESUMAR); Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações (UNICESUMAR).

Rejane Sartori, Universidade Cesumar

Rejane Sartori. Graduada em Ciências Econômicas (UEM); Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação na Universidade Estadual de Maringá (PROFNIT-UEM). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Universidade Cesumar

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Graduação em Ciências Econômicas (UFBA). Mestrado em Economia (UFRJ). Doutorado em Economia (IE/UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

HERNANDES SCARABELLI, B.; SARTORI, R.; BACELAR DA CRUZ URPIA, A. G. Compartilhamento do conhecimento em ambientes de inovação: um estudo em uma incubadora de empresas de base tecnológica. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 118605, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245283.118605. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/118605. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos