O Patrimônio Esportivo e os Museus do Esporte no Google Arts & Culture
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.418-439Palavras-chave:
Patrimônio esportivo, Museus do esporte, Google Arts & CultureResumo
Este estudo objetiva mapear e analisar a presença e a representatividade do patrimônio esportivo no contexto da plataforma Google Arts & Culture. Realiza buscas remotas a partir do termo “sport” para identificar museus, coleções e instituições culturais cujos acervos e temática relacionem-se ao patrimônio esportivo. Analisa os resultados encontrados à luz da bibliografia disponível e das informações publicadas pelas instituições identificadas. Verifica que o patrimônio esportivo, os museus e as coleções do esporte encontram-se pouco representados dentro do universo de resultados encontrados na plataforma Google Arts & Culture. No contexto dos resultados obtidos, observa ainda que a Austrália e seu patrimônio esportivo têm uma expressiva presença em relação a outros países, nos quais se situam importantes instituições culturais do esporte. Conclui que, ao mesmo tempo em que o Google Arts & Culture permite acesso irrestrito e em âmbito global a um vastíssimo universo de instituições e bens culturais, os processos seletivos, as parcerias e as decisões curatoriais levadas adiante pelo Google Arts Institute estão sujeitas a influências e demandas de mercado que podem acarretar distorções, tanto no que se refere às instituições componentes da plataforma quanto à narrativa associada aos bens apresentados.Downloads
Referências
BROMBERGER, Christian. De la notion de patrimoine sportif. In: Cahier Espaces 88. Patrimoine sportif et tourisme. França: Espaces, 2006, p. 8 a 12.
BROMBERGER, Christian. De quoi parlent les sports? In: Terrain n° 25, 1995 (p. 5-12). Disponível em: https://journals.openedition.org/terrain/2837#tocto1n3 Acesso em: 10 nov. 2019
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. São Paulo: ICOM, 2013. 100p.
DURRY, Jean. Sports In a Museum? In: Revista Museum. Paris, UNESCO, p. 63 – 67. No 170 (no 2, 1991).
ELIAS, Norbert, and Dunning, Eric. Quest for Excitement: Sport and Leisure in the Civilizing Process. Oxford: Basil Blackwell, 1986. 313 p. Publicada em português em 1992 (ELIAS, N. e DUNNING, E. A Busca da Excitação. Lisboa: Difel, 1992).
FABER, Nick. Should your Museum Partner with Google Arts and Culture. In: Cuberis, 24 de abril de 2018. Disponível em: https://cuberis.com/should-your-museum-partner-with-google-arts-and-culture/ Acesso em: 28 mar 2020
HERMAN, Adam. Virtual Tours and Augmented Reality with Google Arts and Culture. In: TEC, 12 de julho de 2019. Disponível em: https://www.teq.com/news/virtual-tours-augmented-reality-with-google-arts-culture/. Acesso em: 22 mar. 2020.
KHAN, Suhair. Great Sporting Land” tours Australia’s sports-mad history. In: GOOGLE BLOG, 20 de agosto 2019. Disponível em: https://blog.google/outreach-initiatives/arts-culture/great-sporting-land/. Acesso em: 21 mar. 2020.
LAMOTHE, Mathilde. De la neige à la terre battue: approche comparative ethnologique de pratiques sportive - raquettes à neige au Québec et quilles de 9 en France - au prisme du patrimoine culturel immatériel. 2016. 431f. Tese (Doutorado) – Curso de Etnologia/Antropologia e Filosofia, École doctorale sciences sociales et humanité, Canadá; Université de Pau et des Pays de l'Adour, França, 2017.
LANE, Isabelle. Google homes in on Australia’s love of sport as video streaming services vie for eyeballs. In: The New Dayly, 20 de agosto 2019. Disponível em: https://thenewdaily.com.au/life/tech/2019/08/20/google-australia-great-sporting-land/ Acesso em: 19 mar. 2020.
MELO, Victor Andrade. Por uma história do conceito de esporte. In: Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 41-57. 2010.
MITIDIERI, Maria Cristina de A. 100 Anos do Rio Yacht Club: a construção de um patrimônio. 2017, 187 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio. UNIRIO/MAST. Rio de Janeiro, 2017.
MOORE, Kevin. Museums and Popular Culture. Londres: Leicester University Press. 1997. (Contemporary Issues in Museum Culture).
PHILLIPS, Murray G. (Org). Representing the Sporting Past in Museums and Halls of Fame. Londres: Taylor & Francis, 2012, 267p.
RAMSHAW, Greg; GAMMON, Sean. More than just Nostalgia? Exploring the Heritage/Sport Tourism Nexus. In: Journal of Sport Tourism 10(4), 2005, 229–241.
RAMSHAW, Gregory. Heritage and Sport: an introduction. Bristol: Channel View Publications, 2020. 222 p.
REILLY, Justine. Sport, Museums and Cultural Policy. 2014. Tese (Doutorado) - Curso de Filosofia, University of Central Lancashire, Reino Unido (Volume 1 of 2)
UDELL, Meghan. The Museum of the Infinite Scroll: Assessing the Effectiveness of Google Arts and Culture as a Virtual Tool for Museum Accessibility. 2019. Dissertação (Mestrado / Master of Arts in Museum Studies) Department of Art + Architecture University of San Francisco, 2019. Disponível em: https://repository.usfca.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2151&context=capstone. Acesso em: 28 mar. 2020.
GOOGLE ARTS & CULTURE. Disponível em: https://artsandculture.google.com/ Acesso em: 10 mar. 2020.
GOOGLE ARTS & CULTURE. Sport. Disponível em: https://artsandculture.google.com/search?q=SPORT Acesso em: 10 mar. 2020.
GOOGLE CULTURAL INSTITUTE. About. Explore collections from around the world with google arts & culture, created by google cultural institute. Disponível em: https://www.google.com/culturalinstitute/about/ Acesso em: 29 mar. 2020.
GOOGLE CULTURAL INSTITUTE. Google Art Project: Toda a arte do mundo na ponta de seus dedos. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/culturalinstitute/about/artproject/ Acesso em: 29 mar. 2020.
SIDNEY CRICKET GROUND. SCG partners with Google Arts and Culture. 20 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.scgt.nsw.gov.au/sydney-cricket-ground/whats-on/news/scg-partners-with-google-arts-and-culture/ Acesso em: 29 mar. 2020.
STATCOUNTER. Search Engine Market Share Worldwide. Disponível em: https://gs.statcounter.com/search-engine-market-share Acesso em: 21 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Cristina de Azevedo Mitidieri, Luisa Maria Gomes de Matos Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.