EVIDENCIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NOS RELATÓRIOS DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO

Autores/as

  • Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia
  • Marília Ribeiro de Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriela Felice de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Divulgação, Transparência, Sistemas de informação

Resumen

O objetivo principal deste estudo foi identificar o nível de evidenciação dos investimentos em Tecnologia da Informação (T.I.) presente nas notas explicativas e nos relatórios da administração publicados pelas empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). A amostra foi composta por uma seleção aleatória de 72 companhias. Para o tratamento dos dados, adotou-se uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. Na etapa qualitativa foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Na etapa quantitativa, foram aplicados o teste qui-quadrado e a análise de regressão multivariada. Os principais resultados mostraram que a maioria das empresas analisadas (76,4%) divulgaram investimentos em T.I. Contudo, o nível médio de evidenciação foi baixo (0,337), indicando que há poucos detalhes sobre os valores investidos em T.I., os tipos de investimentos realizados, o retorno esperado e os benefícios já alcançados pela empresa, decorrentes de investimentos em T.I. previamente realizados. De uma maneira geral, conclui-se que a evidenciação voluntária de informações sobre investimentos em T.I. também é influenciada por fatores determinantes apontados pela literatura, tais como o tamanho e a rentabilidade das empresas. Além disso, para que seus respectivos usuários externos tenham informações mais detalhadas, as empresas podem intensificar o nível de informações sobre os investimentos em T.I. em seus relatórios contábeis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Engenharia Elétrica. Professora da Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU.

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas. Professor da Faculdade de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Marília Ribeiro de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Administração de Empresas.

Gabriela Felice de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Administração de Empresas.

Publicado

2015-09-24

Cómo citar

MALAQUIAS, Fernanda Francielle de Oliveira; MALAQUIAS, Rodrigo Fernandes; SOUSA, Marília Ribeiro de; OLIVEIRA, Gabriela Felice de. EVIDENCIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NOS RELATÓRIOS DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 30, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/49151. Acesso em: 31 oct. 2026.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.