O USO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA PESQUISA EM CUSTOS: ANÁLISE DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS

Autores

  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS
  • Marcos Antônio de Souza UNISINOS
  • Laura Elaine Cabral Domingos

Palavras-chave:

Pesquisa em custos. Estatística descritiva. Estatística.

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo da utilização da estatística descritiva em pesquisas em custos, especificamente naquelas apresentadas no XIV Congresso Brasileiro de Custos (CBC), realizado em 2007 na cidade de João Pessoa (PB). Primeiramente, faz-se uma revisão teórica sobre a estatística descritiva e a apresentação do Congresso de Custos, realizado desde 1994, sob a organização da Associação Brasileira de Custos (ABC). Na seqüência, apresentam-se os aspectos metodológicos do estudo, classificado como descritivo, quantitativo e aplicado. Para responder ao problema de pesquisa utilizou-se, como procedimento técnico, a revisão bibliográfica e a estatística descritiva. O desenvolvimento do estudo baseou-se na análise dos 238 artigos admitidos no referido congresso. Analisam-se os procedimentos técnicos de coleta e análise de dados adotados e a relação com a estatística descritiva na explicação do problema. Verifica-se que os artigos que utilizam como procedimento técnico a revisão bibliográfica, em sua grande maioria, não utilizaram a estatística descritiva, tendo preferido outras técnicas de análise. De forma diversa, cerca de 40% dos artigos que utilizaram como procedimento técnico o estudo de caso, ou que apresentaram modelos ou exercícios práticos, utilizaram elementos da estatística descritiva. Já os artigos que utilizaram como procedimentos técnicos o levantamento e a pesquisa documental, cerca de 90%, utilizaram a estatística descritiva, como freqüências e tabelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Diehl, UNISINOS

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Marcos Antônio de Souza, UNISINOS

Não há resumo.

Laura Elaine Cabral Domingos

Não há resumo.

Downloads

Como Citar

DIEHL, C. A.; SOUZA, M. A. de; DOMINGOS, L. E. C. O USO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA NA PESQUISA EM CUSTOS: ANÁLISE DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 7, n. 12, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11157. Acesso em: 30 set. 2022.