PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA POR AUDITORES INDEPENDENTES E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Fabiana Lucas de Almeida Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG. Analista Econômico Financeiro Senior – CEMIG
  • Wagner Moura Lamounier Doutor em Economia pela UFV; Professor Associado da UFMG – Brasil

Palabras clave:

Independência da auditoria. Gerenciamento de resultados. Prestação de serviços de não auditoria.

Resumen

No contexto da teoria da agência, a auditoria externa representa um mecanismo de monitoramento das ações dos administradores, ajudando no monitoramento e alinhando os interesses do principal e do agente. Todavia, existem práticas que podem prejudicar a independência do auditor, como a prestação concomitante de serviços de consultoria ao cliente ou a extensão de tempo da prestação do serviço. A literatura também aponta que a reputação, expertise e porte da empresa de auditoria são fatores que podem fortalecer sua capacidade de monitoramento. Diante disso, objetiva-se verificar se o auditor externo pode se tornar economicamente atrelado à administração de seu cliente, reduzindo-se, assim, a sua capacidade de monitoramento. Para tanto, relaciona-se, através da adaptação do modelo de Frankel, Johnson e Nelson, a razão entre os honorários pagos por serviços de consultoria e o total pago às empresas de auditoria às acumulações discricionárias, estimadas por meio do modelo de Jones modificado e do modelo de Kang e Sivaramakrishnan, por mínimos quadrados ordinários. O efeito de fatores que, segundo a literatura analisada, impactam o gerenciamento de resultados é controlado a partir da inclusão ao modelo de variáveis relacionadas a esses fatores. Os resultados apontam para o aumento do gerenciamento, que tem como objetivo a redução dos resultados, tendo em vista que se observa uma redução do valor das acumulações discricionárias negativas mediante a prestação concomitante de outros serviços que não são os de auditoria pelo auditor independente, em 2009, e, ainda, mediante a elevação das acumulações totais em 2008. Em síntese, os resultados evidenciam que não há relação significativa entre a prestação de serviços de não auditoria pela empresa de auditoria

independente e o gerenciamento de resultados por parte das firmas auditadas. Por outro lado, verifica-se que firmas que negociam American Depositary Receipts (ADR’s ou, em português, Recibo de Depósitos Americanos) têm menor indício de prática de gerenciamento de resultados. Também vale destacar que o fato de ser auditada por uma big four também não é relevante para explicar uma maior ou menor incidência da prática de gerenciamento de resultados nas firmas auditadas.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Lucas de Almeida, Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG. Analista Econômico Financeiro Senior – CEMIG

Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Analista Econômico Financeiro Senior- CEMIG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstrações financeiras, contabilidade societária, contabilidade tributária e auditoria.

Wagner Moura Lamounier, Doutor em Economia pela UFV; Professor Associado da UFMG – Brasil

Wagner Moura Lamounier é Doutor em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É professor e orientador do programa de Mestrado em Ciências Contábeis do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria - CEPCON da UFMG, sendo o responsável por disciplinas da área de Econometria e de Finanças. Participa também como professor e orientador no programa de Mestrado e Doutorado em Administração/Finanças do CEPEAD / UFMG. É lider do Grupo de Pesquisas sobre o Mercado Financeiro - GMF - da UFMG. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos científicos internacionais e nacionais. Possui 1 livro publicado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F. Orienta sistematicamente alunos de mestrado, especialização e de iniciação científica nas áreas de Finanças, Ciências Contábeis e Economia. Recebeu diversos prêmios, destaques e / ou homenagens, dentre os quais se destaca o Prêmio da Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F, pela Melhor Tese de Doutorado em Derivativos de 2002. Coordena, orienta e participa de projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento como o CNPq e a FAPEMIG. Atua como pesquisador e consultor na área de Finanças. É Sub-coordenador do Curso de Bacharelado em Controladoria & Finanças da UFMG. É avaliador ad hoc de diversas revistas científicas pontuadas pelo Sistema Qualis/CAPES. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mercado de Capitais, Econometria, Séries Temporais, Finanças, Análise das Demonstrações Financeiras.

Publicado

2015-02-05

Cómo citar

ALMEIDA, Fabiana Lucas de; LAMOUNIER, Wagner Moura. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA POR AUDITORES INDEPENDENTES E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 28, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/42016. Acesso em: 22 ago. 2026.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.