QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA DAS EMPRESAS NO MERCADO BRASILEIRO DE CAPITAIS

Autores

  • Thamirys de Souza Correia Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Natalice Francelino da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Orleans Silva Martins Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Índice de governança corporativa, Dimensão de governança corporativa, Gestão

Resumo

Este artigo tem o objetivo de estimar um índice de qualidade da governança corporativa para as empresas que negociaram suas ações na BM&FBOVESPA e relacioná-lo aos diferentes níveis de Governança Corporativa nos quais elas estiveram listadas no período de 2010 a 2013. Para isso, é realizada uma revisão de literatura que aborda as principais dimensões da governança corporativa. Ademais, a partir dos formulários de referência das empresas listadas na BM&FBOVESPA no período de 2010 a 2013, foram coletados os dados relativos a sete dimensões de governança, sendo: conselho de administração, estrutura de propriedade, incentivos aos administradores, disclosure, relação com investidores, comitê de auditoria e assimetria de informação. Também, pela Análise de Componentes Principais (ACP), foi construído um Índice de Qualidade da Governança Corporativa (IQGC), tendo sua composição analisada com o auxílio de análises de correlação e de testes de diferença de médias. Nos resultados, pode-se observar que o IQGC médio das empresas foi de 0,631, sendo verificada uma diferença estatisticamente significante do IQGC entre as empresas listadas nos segmentos diferenciados de governança e o segmento tradicional. Quanto às peculiaridades das dimensões, destacam-se a entrega do relatório no prazo, o free float, o uso dos serviços de auditoria das “big four” e a independência do conselho de administração. Como principais contribuições do estudo, destacam-se a construção de um Índice de Governança Corporativa (IGC) mais robusto, com a mensuração de sete dimensões significativamente correlacionadas entre si, além da ratificação da importância dos segmentos diferenciados da BM&FBOVESPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamirys de Souza Correia, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista de Iniciação Científica

Graduada em Ciências Contábeis pela UFPB

Endereço: Departamento de Finanças e Contabilidade, Universidade Federal da Paraíba, Campus I, Cidade Universtária, João Pessoa/PB, CEP 58.051-900

Maria Natalice Francelino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista de Iniciação Científica

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFPB

Orleans Silva Martins, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da UFPB, Doutor em Contabilidade pela UnB

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

CORREIA, T. de S.; SILVA, M. N. F. da; MARTINS, O. S. QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA DAS EMPRESAS NO MERCADO BRASILEIRO DE CAPITAIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 33, p. 4–19, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/61035. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos