ANÁLISE DA ADERÊNCIA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBCASP) EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
INBCASP, Ensino contábil, Instituições de ensino superiorResumo
O presente estudo objetiva analisar se os conhecimentos de Contabilidade Pública, constantes nas respectivas disciplinas de cursos de graduação em Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul, atendem ao que está proposto nas normas contábeis específicas aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Para tal foi criado um índice que busca mensurar a aderência do ensino das IES às NBCASP, a este índice deu-se o nome de INBCASP. A amostra foi formada por 28 Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul que oferecem os cursos de Graduação em Ciências Contábeis, na modalidade presencial e que disponibilizaram seus conteúdos programáticos e ementas da disciplina de Contabilidade Pública nas respectivas páginas eletrônicas ou a partir de contato por correio eletrônico aos coordenadores dos cursos. As análises de dados apoiaram-se em quadros, tabelas e gráficos, elaborados com base em técnicas de estatística descritiva e avaliação de diferenças de médias com uso de análise de variância, por meio da Anova: Fator Único. Os resultados encontrados com o INBCASP revelaram que as instituições atendem de forma significativa as proposições das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no ensino da contabilidade pública, onde a média de aderência nas instituições foi de 72,4% com relação ao conteúdo destas normas. As comparações realizadas com relação à exigência de pré-requisito, ao número de disciplinas ofertadas, a categoria e a organização acadêmica da instituição, não revelaram diferenças significativas nos níveis de aderência avaliados. Os resultados encontrados promovem a comparação da realidade gaúcha com a realidade de outras regiões já exploradas em estudos anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.