Avaliação do desempenho de um teste rápido imunocromatográfico no diagnóstico de hanseníase em uma região endêmica no norte do Brasil

Jonas Michel Wolf, Rosineide Góis, Sâmela Travaim, Gabrielle Prata, Andressa Degen, Giselle Pereira, Márcia Susana Silva

Abstract


Introdução: A hanseníase é de grande importância para a saúde pública, devido à sua epidemiologia e a seu poder incapacitante. A eficiência no diagnóstico desta doença é limitada. O objetivo deste estudo foi o de analisar o desempenho de um teste rápido imunocromatográfico para hanseníase multibacilar (MB) e paucibacilar (PB), em amostras positivas e negativas pela baciloscopia de raspado dérmico em pacientes diagnosticados com hanseníase, comparando analiticamente com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Métodos: O estudo foi realizado no município de Ji-Paraná/RO, entre 2015 e 2016, sendo avaliados 140 indivíduos. A análise comparativa entre os métodos foi realizada pelo cálculo de sensibilidade e especificidade utilizando o software SPSS®. Foi estimado o índice de Kappa (k) para avaliação da concordância entre os métodos. Valores de p <0,05 foram considerados significativos.

 

Resultados: O índice de concordância  entre o teste  rápido  e a  classificação  da OMS  foi  de k=  0,94  (p <0,01). Quando comparado a baciloscopia de indivíduos com hanseníase PB e o teste rápido, foi verificada concordância não significante (k= 0,01; p= 0,59). Comparando a concordância entre a baciloscopia de indivíduos com  hanseníase  MB e o teste  rápido, foi detectado um  índice de k= 0,64    (p <0,01). Além disso, sensibilidade de 94% e especificidade de 98% foram detectadas para hanseníase PB. Para hanseníase MB a sensibilidade foi de 95% e a especificidade de 98%.

 

Conclusão: O teste rápido avaliado é uma ferramenta útil, rápida e eficaz no auxílio do diagnóstico da hanseníase.

 

Palavras-chave: Hanseníase; diagnóstico; imunocromatográfico


Keywords


Hanseníase; diagnóstico; imunocromatográfico



Copyright (c) 2019 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.