COVID-19: Hypernatremia is a significant predictor of mortality
Hypernatremia is a significant predictor of mortality
Resumo
Introdução: A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) se espalhou rapidamente e esse cenário é preocupante em todo o mundo. Em pacientes hospitalizados, a disnatremia (hiponatremia e/ou hipernatremia) é o distúrbio eletrolítico mais comum, sendo relatada em 30-40% dos casos e associada a mau prognóstico. Este estudo teve como objetivo avaliar a associação da disnatremia com a mortalidade em pacientes hospitalizados infectados com COVID-19.
Métodos: Estudo longitudinal retrospectivo que analisou dados de prontuários hospitalares de 1.000 pacientes com COVID-19 (idade mediana de 62,5 anos; 57,1% homens), incluindo 109 (10,9%) óbitos. Curvas de sobrevida de Kaplan-Meier e modelos de risco proporcional de Cox com Razão de Risco (RR) com intervalo de confiança de 95% (IC95%) foram aplicados para confirmar a associação entre disnatremia (hiponatremia e/ou hipernatremia) e óbito.
Resultados: A hipernatremia foi detectada em 83 (76,1%) dos pacientes que morreram, com redução cumulativa na sobrevida (p < 0,01) e aumento do risco de morte em 2,4 vezes (IC 95% 1,4-2,9). Na análise multivariada, a hipernatremia foi o principal fator associado ao aumento da mortalidade (RR:1,50; IC 95%:1,23-1,81). Outros fatores também associados ao óbito foram longa permanência hospitalar (LOS) (RR:1,54; IC 95%:1,21-1,78), idade avançada (RR:1,63; IC 95%:1,28-1,88) e doença renal (RR: 1,77; IC 95%: 1,21-3,30).
Conclusões: A hipernatremia durante a hospitalização é um importante fator de risco para mau prognóstico e aumento do risco de mortalidade. LOS, idade avançada e doença renal também podem ser usados para estratificação de risco em pacientes com COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jonas Michel Wolf, Helena Petek, Juçara Maccari, Luiz Nasi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).