Diagnóstico Nutricional: Comparação Entre os Instrumentos de Avaliação Nutrition Risk Screening (NRS-2002) e Avaliação Nutricional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AN-HCPA)

Autores

  • Elaine Teresinha Micheli Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Claudine Lacerda de Oliveira Abrahão HCPA
  • Shana Souza Grigoletti UFRGS
  • Vanessa Berizzi Instuto de Cardiologia
  • Luciane Beitler da Cruz HCPA

Palavras-chave:

avaliação nutricional, screening nutricional, diagnóstico nutricional, pacientes hospitalizados, desnutrição, protocolos

Resumo

Introdução: A desnutrição hospitalar é altamente prevalente e continua pouco identificada. Ainda não há concordância sobre qual método melhor reflete a realidade dos pacientes hospitalizados.

Objetivos: Identificar o nível de concordância entre o diagnóstico nutricional para eutrofia e desnutrição quando os pacientes são avaliados pelos protocolos Nutrition Risk Screening (NRS-2002) e o utilizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AN-HCPA).

Métodos: Estudo transversal em pacientes hospitalizados. As avaliações foram realizadas em momentos distintos, por pesquisadores diferentes.

Resultados: Participaram 247 pacientes com idade de 50,7 ± 15,5 anos, e IMC de 21,31 ± 2,1 kg/m². O NRS-2002 encontrou 43% dos pacientes eutróficos e 57% desnutridos. O AN-HCPA identificou 50% dos pacientes com eutrofia e 50% com desnutrição. Dos 247 pacientes avaliados houve concordância em 93 pacientes no diagnóstico de eutrofia e em 110 pacientes no diagnóstico de desnutrição, com um coeficiente Kappa de 0,64 (IC 95% 0,55-0,74), p < 0,001. O AN-HCPA teve sensibilidade de 78,6% e especificidade de 86,9%, valor preditivo positivo de 88,7% e valor preditivo negativo de 75,6%. Conclusão: Os resultados demonstram que o protocolo AN-HCPA apresenta boa concordância com o método de referência NRS-2002, não considerando a gravidade da doença. Este protocolo é uma ferramenta rápida e de fácil utilização podendo ser recomendada como um instrumento sensível para caracterizar o estado nutricional de eutrofia e desnutrição dos pacientes hospitalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Teresinha Micheli, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Nutricionista Clínica do Serviço de Nutrição e Dietética do HCPA

Claudine Lacerda de Oliveira Abrahão, HCPA

Nutricionista Clínica do Serviço de Nutrição do HCPA

Shana Souza Grigoletti, UFRGS

Nutricionista Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde/Cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Vanessa Berizzi, Instuto de Cardiologia

Nutricionista Residente do Instituto de Cardiologia

Luciane Beitler da Cruz, HCPA

Nutricionista Clínica do Serviço de Nutrição do HCPA

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

1.
Micheli ET, Abrahão CL de O, Grigoletti SS, Berizzi V, da Cruz LB. Diagnóstico Nutricional: Comparação Entre os Instrumentos de Avaliação Nutrition Risk Screening (NRS-2002) e Avaliação Nutricional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AN-HCPA). Clin Biomed Res [Internet]. 30º de abril de 2009 [citado 4º de dezembro de 2022];29(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/5131

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)