Caracterização epidemiológica das neoplasias do sistema nervoso central em pacientes da região Norte do Brasil
Palavras-chave:
epidemiologia, câncer, sistema nervoso central, Norte do BrasilResumo
Introdução: A incidência de neoplasias que acometem o Sistema Nervoso Central (SNC) tem aumentado gradativamente no mundo. No Brasil, as neoplasias encefálicas primárias são classificadas como a sétima causa de morte entre as neoplasias malignas. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por neoplasias do SNC em um estado do Norte do Brasil.
Métodos: Estudo retrospectivo, onde 196 prontuários, entre 2012 e 2016, de dois hospitais na região Norte do Brasil foram analisados.
Resultados: O glioblastoma multiforme foi predominante (30,6%) entre as neoplasias primárias, seguido pelo astrocitoma (12,2%). As neoplasias secundárias, identificadas como metástases encefálicas, corresponderam a 29,9% da amostra, principalmente derivadas de neoplasias do pulmão e mama. A gravidade histológica das lesões neoplásicas foi mais frequente nos homens (p = 0,01). Foi observado que as neoplasias ocorreram com maior frequência a partir da 4º década de vida, exceto nos casos de astrocitoma e meduloblastoma, que foram detectadas principalmente em crianças e adultos jovens.
Conclusão: A caracterização dos casos de neoplasias do SNC é de importante para a compreensão da situação atual deste problema de saúde pública na região norte do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clinical and Biomedical Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).