Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola

Autores

Palavras-chave:

Complexo de Formação de Professores, Formação de Professores, Metamorfose da Escola, Modelo Escolar, Profissão Docente

Resumo

O primeiro andamento do texto é dedicado a uma análise centrada nas políticas educativas e na organização da escola, procurando identificar o processo de metamorfose da escola que está a ocorrer nos dias de hoje. Em seguida, depois de uma ponte, o segundo andamento é dedicado à formação de professores, insistindo-se na necessidade de uma nova institucionalidade, juntando em triângulo as universidades, a profissão docente e as escolas da rede. O texto fecha com um breve epílogo sobre uma iniciativa excecional que acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a criação de um Complexo de Formação de Professores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Nóvoa, Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Reitor honorário da Universidade de Lisboa. Portugal

António Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Reitor honorário da Universidade de Lisboa.

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Nóvoa, A. (2019). Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910

Edição

Seção

Resistências e (Re)Existências em Espaços Sociais de Formação em Tempos de Neo-conservadorismo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)