A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural

Autores

  • Janice Cristine Thiél Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba/PR - Brasil

Palavras-chave:

Literatura Indígena. Literatura Infantil. Leitores. Multiculturalidade. Multiletramentos.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a presença e as características estético-literárias das textualidades indígenas. Tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre como o contato com esta literatura pelo público formado por crianças e jovens pode promover a formação de leitores
competentes, multiculturais e multiletrados. Desta forma,este artigo propõe trazer uma contribuição para que os educadores possam refletir sobre a linguagem literária vinculada à tradição oral e multimodal. Finalmente, são tecidas considerações sobre a relevância da leitura da literatura indígena para conhecer, compreender e valorizar o outro e as diferentes formas de expressão literária.

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Biografia do Autor

Janice Cristine Thiél, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba/PR - Brasil

É mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná e professora titular, da área de Letras, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve estudos sobre literatura, leitura
e tradução. Seu livro Pele Silenciosa, Pele Sonora: a literatura indígena em destaque (Autêntica, 2012) foi contemplado com o selo Altamente Recomendável
FNLIJ 2013 – Produção 2012.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Thiél, J. C. (2013). A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38161

Edição

Seção

Literatura Infantil e Diferenças