A Imagem e as Ciências Humanas: a poética visual como possibilidade de construção do saber

Luis Artur Costa, Tania Mara Galli da Fonseca, Margarete Axt

Resumo


Este artigo propõe uma nova perspectiva
sobre o papel da imagem na produção do conhecimento, especialmente no
que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem
foi considerada um ente de ontologia falha. Na contemporaneidade a imagem
ganhou uma nova importância: ela se tornou nosso principal meio de
expressão e comunicação além de servir importante estratégia de pesquisa.
Por outro lado, a produção de saber/conhecimento através de imagens
poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta
concepção, muitos artistas e pensadores criaram outro modo de pensar as
relações entre imagem e ciência: a imagem é real e imanente ao nosso mundo,
posto que ambos nada mais são do que ação. A imagem poética produz
uma grande variedade de transformações nos nossos modos de ver ao mundo,
resultando em uma interessante estratégia para a pesquisa.


Palavras-chave


Imagem. Epistemologia. Poética. Metodologia. Whitehead.



Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo