A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas

Autores

Palavras-chave:

Redescrição, Epistemologia, Didática, Instalação Artística.

Resumo

O texto analisa relações da redescrição de Rorty - perspectiva filosófica analítica, neopragmática - e abordagens sobre educação, tendo como objetivos específicos: refletir sobre epistemologia, em especial o abandono da noção de conhecimento como representação; meditar sobre a redescrição como metaprática inerente aos contextos da educação básica e superior, inspirando rotinas pedagógicas mais libertárias, éticas, criativas e políticas; apresentar a redescrição intitulada Negociações Cronocapilares, de 2019, produzida no Centro Oeste, instalação artística que deverá circular por escolas estaduais. A redescrição, metodologia do ensaio, propõe um desafio docente, ao questionar, desde os fundamentos do conhecer, até mesmo práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Dantas Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis/MT

Marlon Dantas Trevisan possui Mestrado em Educação para A Ciência, Doutorado e Pós-doutorado em Educação, titulações obtidas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Bauru e Marília, SP. Professor Adjunto do Deptº de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT.

Marcelo Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP

Marcelo Carbone Carneiro possui Mestrado, Doutorado em Educação e Livre-docência em Filosofia, titulações obtidas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Bauru e Marília, SP. Realizou Pós-doutorado em Educação na Université de Genéve, Genebra, Suíça. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para A Ciência da Faculdade de Ciências - UNESP e Diretor da Faculdade de Arquitetura e Artes - FAAC - UNESP - Câmpus de Bauru, SP.

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Trevisan, M. D., & Carneiro, M. C. (2020). A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/95324

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)