A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas
Palavras-chave:
Redescrição, Epistemologia, Didática, Instalação Artística.Resumo
O texto analisa relações da redescrição de Rorty - perspectiva filosófica analítica, neopragmática - e abordagens sobre educação, tendo como objetivos específicos: refletir sobre epistemologia, em especial o abandono da noção de conhecimento como representação; meditar sobre a redescrição como metaprática inerente aos contextos da educação básica e superior, inspirando rotinas pedagógicas mais libertárias, éticas, criativas e políticas; apresentar a redescrição intitulada Negociações Cronocapilares, de 2019, produzida no Centro Oeste, instalação artística que deverá circular por escolas estaduais. A redescrição, metodologia do ensaio, propõe um desafio docente, ao questionar, desde os fundamentos do conhecer, até mesmo práticas educativas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-02
Como Citar
Trevisan, M. D., & Carneiro, M. C. (2020). A Redescrição de Rorty e o Contexto Pedagógico: possibilidades enunciativas. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/95324
Edição
Seção
Artigos