Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação

Fabiana de Amorim Marcello, Rosa Maria Bueno Fischer

Resumo


O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco,  e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.


Palavras-chave


Cinema. Pesquisa. Educação. Linguagem. Filosofia.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo