Sincretismo em desenhos animados da TV: O Laboratório de Dexter

Autores

  • Analice Dutra Pillar

Palavras-chave:

semiótica, sincretismo, desenhos animados, televisão, infância.

Resumo

Este artigo examina algumas relações entre as linguagens visual e sonora em um texto sincrético criado e exibido, a partir dos anos 90, na mídia televisiva; e as significações que as crianças conferiram a tal produção. Busca enfocar o sincretismo presente num desenho animado, analisando como um mesmo conteúdo se mostra na interação de diferentes linguagens. O entendimento desta criação híbrida é complexo e envolve considerar tanto as informações presentes no texto como as competências de leitura das crianças. A discussão fundamenta-se nas contribuições da teoria semiótica desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, em especial, nos estudos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas sobre leitura de produções sincréticas contemporâneas, tanto da mídia como da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar

Analice Dutra Pillar é professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/CNPq) e participa da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Pillar, A. D. (2010). Sincretismo em desenhos animados da TV: O Laboratório de Dexter. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12419

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)