Dentro ou Além da Universidade? Experiências de ensino superior alternativo

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Alternativa, Movimentos Sociais, Pluriversidades, Subversidades.

Resumo

Apesar de um importante processo de expansão e crescimento, as instituições de ensino superior em todo o mundo ainda enfrentam a exclusão, a discriminação e a desigualdade no que diz respeito às comunidades e povos sub-representados e desfavorecidos, seus conhecimentos e suas línguas. Neste texto, apresentamos brevemente alternativas contemporâneas ao ensino superior regular, que – algumas dentro das universidades existentes, outras além das estruturas convencionais de ensino superior – estão trabalhando contra a corrente para resolver essas falhas. Ao apresentar os estudos de caso das universidades alternativas, interculturais, indígenas, descoloniais, cooperativas e/ou de movimentos sociais que compõem esta seção temática, identificamos tendências institucionais e organizacionais, questões temáticas e contribuições teóricas emergentes, com o objetivo de aprofundar a compreensão da orientação e do papel dessas instituições, seus impactos e os desafios enfrentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tristan McCowan, University College London (UCL), London

Tristan McCowan é Professor de Educação internacional no Institute of Education, University College London. Seu trabalho está concentrado em ensino superior e desenvolvimento internacional e seu livro mais recente é Higher Institution for and beyond the Sustainable Development Goals (Palgrave Macmillan, 2019).

Gunther Dietz, Universidad Veracruzana, Xalapa

Gunther Dietz é Professor em Estudos Interculturais na Universidad Veracruzana, México, onde trabalha em etnicidade, interculturalidade e educação intercultural/interreligiosa.

Publicado

2022-02-17

Como Citar

McCowan, T., & Dietz, G. (2022). Dentro ou Além da Universidade? Experiências de ensino superior alternativo. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120754

Edição

Seção

Experiências de Ensino Superior Alternativo