Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Logo Contraponto

Sobre

A Revista Contraponto é um periódico semestral editado pelos discentes do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado), com a finalidade de auxiliar na comunicação, na divulgação e no intercâmbio de práticas, reflexões e resultados obtidos pelos pesquisadores vinculados ao campo das Ciências Sociais.

Este periódico publica artigos inéditos (em base nacional), prezando por sua qualidade científica. Nos dedicamos em caráter especial, aos trabalhos produzidos por pesquisadores ligados à pós-graduação nacional e internacional, estimulando o compartilhamento democrático de estudos em matéria de Ciências Sociais e promovendo e fomentando o debate qualificado em Sociologia da Alimentação, Sociologia Ambiental, Sociologia Econômica, Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Sociologia da Violência, Minorias Sociais, dentre outras. Assim, buscamos incentivar o diálogo com outros campos do saber científico das Ciências Sociais.

Saiba mais

Notícias

  • 2022-04-11

    Chamada Seleção Editoras(es) 2022

    Revista Contraponto da UFRGS abre chamada para recomposição da equipe editorial

     

    A Revista Contraponto, editada por discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS, abre processo seletivo para recomposição de sua equipe editorial. O pré-requisito para participar da seleção é estar matriculado nos cursos de mestrado ou doutorado do PPGS/UFRGS.

    São 03 vagas disponíveis, para Editoria Executiva, Editoria de Comunicação e Mídias Sociais. Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso contato.

    O processo seletivo contará com fases envolvendo parágrafo de motivação (inserido no próprio formulário de inscrição), análise de currículo lattes e posterior entrevista, a fim de conhecer um pouco mais os/as candidatas e suas experiências prévias com periódicos, seja como leitores/as, autores/as de artigos ou elaboração de pareceres.

    Nossa rotina requer sessões de trabalho de até duas horas semanais, em encontro virtual. Trabalhamos com divisão de tarefas, para que nenhuma pessoa da equipe editorial fique sobrecarregada. Portanto, é fundamental a candidatura possuir aptidão para cooperar e possuir senso de responsabilidade com colegas de equipe editorial, conselho editorial, autores (as), pareceristas e revisoras, além da comunidade leitora.

     

    As inscrições seguem abertas até o dia 24 de abril.

    Previsão de início do trabalho das pessoas selecionadas: maio.

    Link para inscrição: https://forms.gle/AjXrhxft9uRK8Apa7

    Sobre a revista

    A Revista Contraponto é um periódico semestral editado pelos discentes do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado), com a finalidade de auxiliar na comunicação, na divulgação e no intercâmbio de práticas, reflexões e resultados obtidos pelos pesquisadores vinculados ao campo das Ciências Sociais.

    Este periódico publica artigos inéditos (em base nacional), prezando por sua qualidade científica. Nos dedicamos em caráter especial, aos trabalhos produzidos por pesquisadores ligados à pós-graduação nacional e internacional, estimulando o compartilhamento democrático de estudos em matéria de ciências sociais e promovendo e fomentando o debate qualificado em Sociologia da Alimentação, Sociologia Ambiental, Sociologia Econômica, Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Sociologia da Violência, Minorias Sociais, dentre outras. Assim, buscamos promover o diálogo com outros campos do saber científico das ciências sociais.

     

    Missão

    Disponibilizar, por intermédio da publicação online, trabalhos científicos entendidos como relevantes às Ciências Sociais, especialmente os produzidos por pesquisadores ligados à pós-graduação nacional e internacional.

     

    Público alvo

    Em termos estritos e entre autores e leitores, nosso público-alvo é oriundo do universo acadêmico, notadamente pesquisadores, mestrandos, doutorandos e professores ligados à pesquisa social e à produção científica. Aceitamos trabalhos de graduandas/graduandos ou graduadas/graduados, desde que tenham no mínimo coautoria com uma pessoa vinculada a um Programa de Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado).

     

    Políticas de submissão

    A Revista Contraponto é editada semestralmente e aceita para publicação trabalhos acadêmicos de pesquisa, resenhas e traduções, às quais se requer qualidade, originalidade, relevância e ineditismo. Para informações mais detalhadas, recomenda-se a leitura do subitem “Diretrizes para Autores”, contido no link https://bit.ly/3xOqets.

     

    Nossa periodicidade de publicações é semestral, além de uma publicação especial, sempre referente a trabalhos selecionados nas edições do Seminário Discente do PPGS.

     

    Você pode acompanhar nosso trabalho por meio das nossas plataformas.

    Site: https://seer.ufrgs.br/contraponto

    Facebook: https://pt-br.facebook.com/RevistaContrapontoSociologia/

    Instagram https://www.instagram.com/revistacontrapontoufrgs/.

  • 2022-04-11

    Calendário Publicações 2022

    Confira!

  • 2022-04-07

    Novo Número publicado (2021/2): Dossiê "Das Margens ao Centro: a Sociologia pela perspectiva de mulheres"

    O Dossiê teve como maior compromisso propiciar um espaço para a produção acadêmica sociológica que utilize o pensamento de mulheres autoras e intelectuais nesse campo de conhecimento nas suas mais diversas áreas temáticas. O Dossiê reuniu trabalhos que trazem a contribuição do pensamento de mulheres, sobretudo as que estão nas diversas “margens” da produção teórica: negras, indígenas, periféricas, LBTQI+, mulheres com deficiência, imigrantes e refugiadas, mulheres em situação de rua, entre outras.

Edição Atual

Volume 8, n. 3Dossiê "Das Margens ao Centro: a Sociologia pela perspectiva de mulheres"

Publicado em April 6, 2022

Descrição da edição

O Dossiê teve como maior compromisso propiciar um espaço para a produção acadêmica sociológica que utilize o pensamento de mulheres autoras e intelectuais nesse campo de conhecimento nas suas mais diversas áreas temáticas. O Dossiê reuniu trabalhos que trazem a contri ... Veja a edição completa

Edição completa

Artigos

Ensaios