Revista Contraponto

Notícias

 

CHAMADA DE TRABALHOS PARA DOSSIÊ

 

Estudos alimentares frente aos desafios contemporâneos

Encontra-se aberta, até o dia 22 de agosto de 2020, a chamada de artigos, ensaios e resenhas para compor o Dossiê Estudos alimentares frente aos desafios contemporâneos, organizado pelo doutorando Arthur Saldanha dos Santos, pela Prof.ª Dr.ª Marília Luz David e pelo Prof. Dr. Maycon Noremberg Schubert, ambos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


A proposta deste dossiê é reunir trabalhos que discutam a relação entre questões alimentares e diferentes desafios contemporâneos, especialmente a partir dos seguintes eixos:


1. Questões ambientais e outras controvérsias contemporâneas relacionadas à produção e consumo de alimentos;
2. Mercados, inovações tecnológicas e produção de alimentos (e.g. organismos geneticamente modificados, carne de laboratório, certificações de qualidade, sistemas de rastreabilidade, dentre outros);
3. Políticas públicas no campo da alimentação.
4. Transformações no consumo e hábitos alimentares;
5. Saúde, corpo e cultura alimentar;
6. Cultura e tradições alimentares;
7. Ativismo alimentar.


São bem-vindas contribuições empíricas, reflexões metodológicas e avanços teóricos que buscam problematizar essas diferentes pautas na atualidade, sobretudo com o advento do covid-19.


Os estudos alimentares dizem muito sobre a ordem social vigente e se desdobram em diferentes frentes de análise nas Ciências Sociais. Tais frentes perpassam aspectos culturais, políticos, econômicos, ambientais, normativos e comportamentais da alimentação. A Sociologia tem analisado como diferentes atores têm respondido aos diversos desafios contemporâneos de forma individual e/ou coletivamente e como isso tem transformado práticas de produção, distribuição e consumo de alimentos. Com isso, estes estudos trazem aportes importante para a teoria social contemporânea, sinalizando tendências de mercado e consumo, assim como controvérsias emergentes, além de estabelecer interfaces com questões teóricas perenes.

É necessário, portanto, mapear os contextos sociais em que ocorrem tais transformações na esfera alimentar, tendo em conta os reflexos que causam aos indivíduos e seus coletivos. Um aspecto relevante, é analisar as práticas alimentares a partir de padrões inconspícuos de consumo individual e suas conexões aos mercados, ao Estado e à natureza. Assim, os estudos alimentares são capazes de oferecer um dimensionamento das regras sociais que regem determinados espaços sociais, que passam por constantes tensionamentos, sob diferentes ordens socais.


Portanto, buscamos com este dossiê promover o debate acadêmico acerca dos estudos alimentares frente aos desafios contemporâneos e, assim, ampliar os horizontes analíticos e metodológicos das Ciências Sociais.


Ressalta-se que, neste mesmo período, a Revista Contraponto também receberá artigos de temáticas livres e resenhas. As regras para a submissão de manuscritos estão disponíveis no site https://seer.ufrgs.br/contraponto, na seção "Diretrizes para autores”.


Para esta edição, exclusivamente, a equipe receberá artigos, ensaios e resenhas somente pelo e-mail admcontraponto@gmail.com


Data de abertura da chamada: 18 de junho de 2020.


Prazo final para envio de artigos temáticos, livres, ensaios e resenhas: 22 de agosto de 2020.


 
Publicado: 2020-06-18
 
Outras notícias...