Psicologia Social Comunitária na Escola: Grêmio Estudantil e Pertencimento
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.91373Palavras-chave:
psicologia socialcomunitária, escola, política, grêmio estudantil, pertencimento.Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência quea partir de uma atividade de extensão desenvolvida em uma escola de ensino médio noturno, visa articular três temáticas: psicologia socialcomunitária, espaço escolar e atuação política. Um grupo de estudantes de graduação em psicologia acompanhou, ao longo de nove meses, o processo de constituição de um grêmio estudantil, passando pela organização da chapa, elaboração do regimento, convocação daassembleia estudantil, processo eleitoral e implementação das propostas da chapa vencedora. Tais acontecimentos foram analisados a partir de referenciais teóricos da psicologia socialcomunitária e da psicologia social crítica, com enfoque na constituição da identidade de estudante, sua relação de pertencimento ao espaço escolar e os movimentos possíveis do político nesse contexto. Por fim, conclui-se pela potência das experiências vividas na constituição do grêmio devido às possibilidades de novas elaborações em relação aos sentidos do que é ser estudante.
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