Acoplamento tecnológico e autismo: o iPad como instrumento complexo de cognição/subjetivação / Technological coupling and autism: the iPad as a complex tool of cognition/subjetivation

Autores

  • Nize Maria Campos Pellanda

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.46224

Palavras-chave:

autismo – cognição - acoplamento estrutural – autopoiesis - objeto técnico

Resumo

O artigo trata de reflexões sobre um processo de pesquisa em andamento cujo foco é o acoplamento de crianças diagnosticadas com transtornos do espectro autista com o iPad. O grupo de pesquisa construiu um quadro teórico em torno dos pressupostos do paradigma da complexidade principalmente aqueles relacionados aos desdobramentos do movimento cibernético a partir da cibernética de segunda ordem. Assim,  os conceitos de autopoiesis e acoplamento estrutural da teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela e o conceito de complexificação/aprendizagem pelo ruído de Henri Atlan nos sustentam para entendermos os processos cognitivos dos sujeitos envolvidos neste ambiente digital. Com isso, enfrentamos também os tradicionais modos de abordar a cognição em sujeitos desta síndrome que  priorizam rotinas ignorando os avanços das neurociências em neuroplasticidade. As evidências da pesquisa são muito significativas mostrando transformações cognitivas, afetivas e comunicacionais destes sujeitos.

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Biografia do Autor

Nize Maria Campos Pellanda

Professora do Programa de Pós-Gradução - Mestrado - Leitura e Cognição e do Programa de Pós-Gradução - Mestrado - Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)- RS - BRASIL

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

Pellanda, N. M. C. (2014). Acoplamento tecnológico e autismo: o iPad como instrumento complexo de cognição/subjetivação / Technological coupling and autism: the iPad as a complex tool of cognition/subjetivation. Revista Polis E Psique, 4(3), 136–149. https://doi.org/10.22456/2238-152X.46224

Edição

Seção

Artigos