O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Autores

  • Felipe Quintão Almeida UFES
  • Ivan Gomes
  • Amanda Sampaio
  • Arielle Marinotte

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.73680

Palavras-chave:

Corpo humano. Educação Física. Publicações periódicas.

Resumo

Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi oferecer um “estado da arte” da produção do conhecimento sobre o corpo veiculado em cinco periódicos da Educação Física brasileira (Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Motus Corporis, Pensar a Prática, Motrivivência e Revista da Educação Física). Em termos metodológicos, realiza uma análise de conteúdo dos artigos sobre o corpo circunscritos à área sociocultural e pedagógica. A pesquisa foi conduzida a partir da organização dos textos em cinco categorias (Corpo e Educação; Corpo e Representação; Corpo e Gênero; Corpo e Tecnologia; Outros), oportunidade, também, para caracterizar as principais problematizações e os referenciais teóricos e metodológicos mais empregados.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

ALMEIDA, F. Q.; GOMES, I.; SAMPAIO, A.; MARINOTTE, A. O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 133–146, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73680. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais