O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Resumo
Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi oferecer um “estado da arte” da produção do conhecimento sobre o corpo veiculado em cinco periódicos da Educação Física brasileira (Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Motus Corporis, Pensar a Prática, Motrivivência e Revista da Educação Física). Em termos metodológicos, realiza uma análise de conteúdo dos artigos sobre o corpo circunscritos à área sociocultural e pedagógica. A pesquisa foi conduzida a partir da organização dos textos em cinco categorias (Corpo e Educação; Corpo e Representação; Corpo e Gênero; Corpo e Tecnologia; Outros), oportunidade, também, para caracterizar as principais problematizações e os referenciais teóricos e metodológicos mais empregados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-PORDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73680
Direitos autorais 2018 Movimento (ESEFID/UFRGS)
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

