FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS ESPORTIVOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiane Castilho Teixeira Universidade Estadual de Maringá
  • Claudio Kravchychyn Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Alberto Reinaldo Reppold Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57304

Palavras-chave:

Política social. Educação continuada. Esportes. Cursos de capacitação.

Resumo

Esta pesquisa descritiva e documental objetivou analisar o processo de formação continuada do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte brasileiro. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários eletrônicos, respondidos por 23 coordenadores pedagógicos, 267 professores e 198 monitores de esportes de entidades convenentes, e na consulta a documentos internos da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Sob o apontamento e a análise de aspectos positivos e negativos, verificou-se efetividade no processo de formação continuada, deflagrado na capacitação pedagógica e amparado pelo material didático disponibilizado aos recursos humanos atuantes no programa. 

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Biografia do Autor

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física

Alberto Reinaldo Reppold Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Educação Física

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. B. de; BISCONSINI, C. R.; TEIXEIRA, F. C.; KRAVCHYCHYN, C.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; REPPOLD FILHO, A. R. FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS ESPORTIVOS: UM ESTUDO DE CASO. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 901–916, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.57304. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57304. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais