ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA PRECOCE E O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS DE INVASÃO

Autores

  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
  • Renato Francisco Rodrigues Marques Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.40200

Palavras-chave:

esportes. Especialização. Intervenção precoce

Resumo

O objetivo deste artigo foi estabelecer uma relação entre diferentes princípios metodológicos de ensino dos jogos coletivos de invasão (JCI) e processos de especialização esportiva precoce (EEP). Considerou-se EEP como um fenômeno proveniente da imposição a crianças, de regimes de competição e treinamento voltados para o rendimento a adultos e à especificidade e limitação de experiências motoras. Apoiados na literatura, concluímos que o ensino de JCI não influencia diretamente o processo competitivo na iniciação esportiva desde que apresente variedade de métodos e seja pautado em práticas de modalidades diferentes, o que evitaria ações estereotipadas e, assim, não estimularia a EEP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)

Renato Francisco Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)

Myrian Nunomura, Universidade de São Paulo (USP) Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA PRECOCE E O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS DE INVASÃO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 351–373, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.40200. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40200. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios