Culturas infantis nas fotografias do parque Violeta Dória Lins (décadas de 1940 a 1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122828

Palavras-chave:

História da educação, Culturas infantis, Parques Infantis, Educação e Natureza

Resumo

O Parque Infantil Violeta Dória Lins foi inaugurado em 1940, em Campinas, como parte de um projeto mais amplo que tinha como finalidade educar e cuidar de crianças. Nesses parques, as intenções educativas evidenciavam o papel da arquitetura e da natureza. O objetivo deste trabalho é compreender as culturas infantis nas produções materiais e simbólicas produzidas para as crianças que frequentaram parques infantis entre as décadas de 1940 e 1960 na cidade de Campinas. Para essa investigação, foram selecionadas fotografias do acervo da instituição, bem como do Museu da Imagem e do Som de Campinas. A análise evidenciou que havia dois padrões de fotografias armazenados. Um empenhado na exibição das estruturas edificadas; outro, das práticas educativas que envolviam as crianças. Concluímos que as particularidades do projeto educacional dos Parques Infantis representavam possibilidades profícuas para a produção de culturas infantis, a partir da valorização do contato com a natureza e de um programa pedagógico voltado para atividades artísticas, trabalhos manuais, jogos e brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martinelli Ferreira, ISEF/UdelaR

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e professora do Instituto Superior de Educación Física da Universidad de la República de Uruguay - CENUR Litoral Norte - Sede Paysandú

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, ISEF/UdelaR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professora do Instituto Superior de Educación Física da Universidad de la República de Uruguay - CENUR Litoral Norte - Sede Paysandú

Ingrid Dittrich Wiggers, Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; SILVEIRA, Debora de Barros; JOVINO, Ione; SIMIÃO, Lucélio Ferreira. Imagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XX. Perspectiva, v. 29, n. 1, p. 263-293, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p263

ALVES, Claudia. Educação, memória e identidade: dimensões imateriais da cultura material escolar. Revista História da Educação, v. 14, n. 30, jan./abr. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28914. Acesso em: 21 mar. 2023.

AZEVEDO, Fernando de. A evolução do esporte no Brasil. São Paulo: Cayeiras; Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1930.

BLOCH, Marc Léopold Benjamim. Apologia da história, ou, o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CAMPINAS. Prefeitura Municipal de Campinas. Plano de melhoramentos urbanos, 1938.

CAMPINAS, Prefeitura Municipal de Campinas. Legislação Municipal de Campinas. Campinas, v. 13, 1950.

CAMPINAS. Prefeitura Municipal de Campinas. Relatório Municipal (1930-1974), 1974.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Fernando de Azevedo, pioneiro da Educação Nova. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 37, p. 71-79, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p71-79

CHALMEL, Loic. Imagens de crianças e crianças nas imagens: representações da infância na iconografia pedagógica nos séculos XVII e XVIII. Educação e Sociedade, v. 25, n. 86, p. 57-74, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000100005

CORSARO, William. The sociology of childhood. California: Pine Forge, 1997.

DALBEN, André. Educação do corpo e vida ao ar livre: natureza e Educação Física em São Paulo (1930-1945). 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

DALBEN, André; DANAILOF, Katia. Natureza urbana: parques infantis e escola ao ar livre em São Paulo (1930-1940). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, set. 2009. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/641. Acesso em: 21 mar. 2023.

DANAILOF, Kátia. A “Educação Physica” nos parques infantis de São Paulo (1935-1938). Movimento, v. 19, n. 2, p. 167-184, jan. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.32324

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação & Sociedade, v. 20, p. 60-91, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000400004

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; GONÇALVES, Irlen Antônio; VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 139-159, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100008

FERNANDES, Fabiana S.; KUHLMANN JR., Moysés. Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200013

FERREIRA, Anna Angélica Ramos. Um breve histórico das escolas municipais de educação infantil e dos centros municipais de educação infantil do município de Campinas (1940-1990). 139 f. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945194024

FILIZZOLA, Ana Carolina Bonjardim. Na rua, a “troça”, no parque, a “troca”: os parques infantis na cidade de São Paulo, na década de 1930. 2002. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

FONSECA, Sérgio César da; FERREIRA, Débora Menengotti; PRANDI, Maria Beatriz Ribeiro. O Departamento de Educação Física de São Paulo e a interiorização dos parques infantis: o caso de Ribeirão Preto. História e Cultura, v. 4, n. 2, set. 2015. DOI: https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1637

GUEDES, Lizandra. Novas velhas formas de dominação: os parques infantis e o novo projeto de dominação social. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Olhar viajante: Antropologia, criança e aprendizagem. Pro-Posições, v. 23, n. 2, p. 161-178, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000200011

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, 2001.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 4. ed. rev. São Paulo: Ateliê, 2012.

KUHLMANN JR, Moysés. Parque infantil: a singularidade e seus componentes. Educar em Revista, v. 35, n. 77, p. 223-244, set./out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.68371

KUHLMANN JR., Moysés; FERNANDES, Fabiana Silva. Educação, cultura e infância no Parque Infantil Paulistano (1947-1957). Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 43, p. 693-716, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS03

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: EdUnicamp, 2013.

LEME, Fernanda de Lucca. Memórias de um parque infantil em Campinas: vestígios do pensamento de Mário de Andrade. 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008.

MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. História e Fotografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 263-281.

MIRANDA, Nicanor. A harmonia entre o corpo e o espírito: ensaios de educação física. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945.

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Entre as culturas escolares e as culturas infantis: pequena infância e pesquisa. In: MELO, Benedita Portugal e; DIOGO, Ana Matias; FERREIRA, Manuela; LOPES, João Teixeira; GOMES, Elias Evangelista. Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014. p. 285-307.

NIEMEYER, Carlos Augusto da Costa. Parques infantis de São Paulo: lazer como expressão de cidadania. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002.

NIEMEYER, Carlos Augusto da Costa. Urbanização e lazer: a contribuição lúdico-pedagógica dos parques infantis de São Paulo nas primeiras décadas do século 20. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, n. 10, p. 76-91, 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i10p76-91

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, n. 5, p. 7-64,1993.

PAULA, Roberta Cristina de. Os pequenininhos do parque: a linguagem corporal das crianças pequenas de um parque infantil de Campinas (1942-1952). 2003. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

PIZANI, Rafael Stein. Recreação, lazer e educação física na cidade de Campinas: um olhar acerca dos parques e recantos infantis (1940 - 1960). 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2012.

PIZANI, Rafael Stein; GÓIS JUNIOR, Edivaldo; AMARAL, Silvia Cristina Franco. A educação do corpo nos parques e recantos infantis de Campinas-SP (1940 - 1959). Movimento, v. 22, n. 3, p. 707- 722, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.58774

RAMOS, Maria Martha Silvestre. História da educação infantil pública municipal de Campinas: 1940-2010. Campinas: Millennium, 2010.

RODRIGUES, Fabíola. O plano “Prestes Maia” e a ideologia do planejamento urbano em Campinas: o poder e os limites das ideias de um urbanista. URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 4, n. 1, p. 125-151, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/urbana.v4i1.8635154

SÃO PAULO (Estado), Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo. Educação Física nos Parques Infantis. São Paulo, 1947.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de Pesquisa em Educação, v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. (org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociológicas da infância e educação. Porto: Asa Editores, 2004. p. 9-34.

SILVA, Carolina da Costa e. O álbum parques infantis como objeto cultural: São Paulo, 1937. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Giovanna Camila da. Entre playgrounds, praças de jogos e jardins de recreio: o debate sobre a proveitosa ocupação do tempo. Movimento, p. e25099, jan./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.92967

SOARES, Carmen Lúcia. Três notas sobre natureza, educação do corpo e ordem urbana (1900-1940). In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Uma educação pela natureza: a vida ao ar livre, o corpo e a ordem urbana. Campinas: Autores Associados, 2016.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educação em Revista, n. 18, p. 75-101, dez. 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.235

TERRET, Thierry. Educative pools: water, school and space in twentieth-century France. In: VERTINSKY, Patricia; BALE, John. Sites of sport: space, place, experience. Nova York: Routledge, 2004.

VIDAL, Diana Gonçalves. Nacionalismo e tradição na prática discursiva de Fernando de Azevedo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 37, p. 35-51, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i37p35-51

VIDAL, Diana Gonçalves; ABDALA, Rachel Duarte. A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Revista do Centro de Educação (UFSM-RS), v. 30, n. 2, jul./dez. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

WIGGERS, Ingrid Dittrich; SOARES, Carmen Lucia. Recreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 74, p. 302-322, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p302-322

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

FERREIRA, F. M.; CARQUEIJEIRO DE MEDEIROS, D. C.; WIGGERS, I. D. Culturas infantis nas fotografias do parque Violeta Dória Lins (décadas de 1940 a 1960). Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29021, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.122828. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122828. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais