PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE O BULLYING: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA OPORTUNIDADE

Juan de Dios Benítez-Sillero, Francisco Córdoba-Alcaide, Manuel Moyano, Antonio Jesús Rodríguez-Hidalgo, Juan Calmaestra

Resumo


O bullying é um problema social caracterizado pela agressão intencional que ocorre ao longo do tempo, geralmente em contextos escolares e no ciberespaço (cyberbullying). Tem havido um interesse crescente na prevenção deste fenômeno, a fim de reduzir os efeitos adversos. Diferentes estudos e relatórios sugerem que o tema da Educação Física pode ser um cenário de interesse para promover atitudes e comportamentos contra o bullying. O objetivo deste trabalho é examinar o estado da questão nesta área através de uma revisão da literatura científica. Com base na análise das evidências, concluímos fazendo recomendações sobre estratégias e habilidades que devem ser incluídas nos currículos de Educação Física para prevenir o bullying e o cyberbullying. Dentre as mais utilizadas, destacamos as metodologias cooperativas, uma atitude de ensino que promove um clima motivacional focado na tarefa e a integração curricular de recursos didáticos que abordam habilidades e fatores de proteção.


Palavras-chave


Bullying. Educação Física. Atividade Motora. Prevenção Primária

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.105169

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