AS PRÁTICAS DE DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Thiago da Silva Machado UFES
  • Valter Bracht UFES
  • Bruno de Almeida Faria Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudia Moraes UFES
  • Ueberson Almeida UFES
  • Felipe Quintão Almeida UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.10495

Palavras-chave:

Docentes. Conflito. Papel profissional. Esportes

Resumo

Investiga o desinvestimento do professor de Educação Física (EF) em relação à sua função pedagógica, utilizando a metodologia da história de vida e o estudo de caso etnográfico. Estuda também elementos envolvidos na produção de uma cultura escolar. Os dados produzidos são analisados a partir de três categorias: a) a EF como componente curricular: a escola também desinveste? b) a dificuldade de operar a mediação entre a teoria e a prática; c) o esporte como conteúdo das aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Machado, UFES

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/CEFD/Ufes). Vitória, ES, Brasil.

Valter Bracht, UFES

Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/CEFD/Ufes).Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Bruno de Almeida Faria, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/CEFD/Ufes). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Bras

Claudia Moraes, UFES

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/CEFD/Ufes). Vitória, ES, Brasil

Ueberson Almeida, UFES

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/CEFD/Ufes). Vitória, ES, Brasil

Felipe Quintão Almeida, UFES

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED-UFSC). Membro do

Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/CEFD/Ufes) e do Núcleo de Estudos e

Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CED/UFSC). Vitória, ES, Brasil.

Publicado

2009-12-03

Como Citar

MACHADO, T. da S.; BRACHT, V.; FARIA, B. de A.; MORAES, C.; ALMEIDA, U.; ALMEIDA, F. Q. AS PRÁTICAS DE DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 129–147, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.10495. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/10495. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais