DANÇA: CAMINHO DE POSSÍVEIS (RE)ENCONTROS COM O BRINCAR E SE-MOVIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.100260Palavras-chave:
Movimento. Dança. Adolescente. Educação Física.Resumo
Este artigo enfoca os entrelaçamentos entre dançar, brincar e se-movimentar. Resulta de pesquisa qualitativa de cunho participativo com base na Sistematização de Experiências, sustentada pela experiência docente no campo da Educação Física, vivenciada com anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual de Santa Maria/RS, entre 2017 e 2019. Buscou-se compreender, através de percepções das aulas e diário docente, a dança como caminho de possíveis (re)encontros com o brincar e se-movimentar. Considerada a importância do brincar e se-movimentar, há uma preocupação com as transformações que perpassam a adolescência, momento em que se observa o distanciamento desse brincar. Nesse contexto, a dança, presente de diversas formas na vida dessas e desses adolescentes, mostra um momento de entrega, estado de presença, expressão de si, em que se coloca em movimento aquilo que não é dito em palavras, comunicam-se histórias de vida, questionam-se padrões, e outros conhecimentos são elaborados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
