Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.54659Palavras-chave:
Imagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.Resumo
No presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias – a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
__________. Infância e história – a destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BAVCAR, Evgen. Memória do Brasil. TESSLER, E.; BANDEIRA, João (Orgs.) São Paulo: Cosac Naify, 2003.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Rua de Mão Única. 5. Ed. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filhos, et. al. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
__________. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. 7. Ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011a.
__________. A conversa infinita – A palavra plural. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant’Ana. São Paulo: Brasiliense, 2013.
__________. Critica e Clínica. Trad.Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
__________. Lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka – Por uma literatura menor. Trad. Luiz B. Orlandi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
DERDYK, Edith. Vivemos um momento de incontinência visual. Vídeo divulgação curso Fauna Galeria. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0wjAYIxUevo> Acesso em: 12 de outubro de 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
__________. De semelhança a semelhança. In: Revista Alea, vol. 13, n. 1, janeiro-junho de 2011a.
__________. Ser Crânio. Trad. Augustin de Tugny e Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2009.
Dreyfus, Hubert; Rabinow, Paul. Michel Foucault – uma trajetória filosófica. Trad. Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma T. Muchail. São Paulo: Editora Marins Fontes, 1999.
__________. Arqueologia do Saber. 7. Ed. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
__________. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
__________. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
__________. A Linguagem ao Infinito. In: Ditos e Escritos vol. III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a.
_________. O que é um autor? In: Ditos e Escritos vol. III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009b.
GIL, José. A arte como linguagem. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2010.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora, Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MACIEL JR., Auterives. Resistência e práticas de si em Foucault. In: Revista Trivium Ano VI – Edição I, 2014. Disponível em: http://www.uva.br/trivium/edicoes/edicao-i-ano-vi/artigos-tematicos/artigo-tematico-1.pdf. Acesso em: 14/07/2014.
SOUSA, Edson Luiz André de. Para não ficar de mãos vazias. In: Tania Galli Fonseca, Patricia Gomes Kirst. (Orgs.). Corpo, Arte e Clinica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2015-09-08
Publicado 2016-01-16