Colecionismo bibliográfico: contexto histórico, terminologia e perspectivas de estudo na Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.250-275

Palavras-chave:

Colecionismo bibliográfico, Acervos especiais, Patrimônio bibliográfico, Bibliofilia, Bibliomania.

Resumo

Colecionismo bibliográfico é uma prática que envolve a reunião de materiais bibliográficos fundamentada em questões subjetivas. Os estudos, nessa área, buscam compreender as razões nas quais se pautam as motivações que permeiam a patologia, o documental e o valor financeiro relacionados ao ato de colecionar; subentende-se, dessa maneira, a necessidade de estudos interdisciplinares. Nesse contexto, questiona-se: qual é o estado da arte dos estudos relacionados ao colecionismo bibliográfico no contexto da Ciência da Informação no Brasil? Assim, o cerne desta pesquisa consiste em apresentar uma compreensão teórico-documental dos estudos relacionados ao colecionismo bibliográfico, e também abordar a terminologia utilizada, os principais estudos desenvolvidos na área e as perspectivas para desenvolvimento de novos estudos a respeito do tema. O método é bibliográfico e bibliométrico-documental. Evidenciou-se que os estudos se iniciaram a partir do ano 2000, no entanto, foi só a partir de 2007 que se recuperaram estudos no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Os estudos recuperados estabelecem diálogos entre a Ciência da Informação, Museologia, Memória Social, Psicologia e Comunicação Social. Destaca-se a baixa incidência de estudos voltados ao colecionismo bibliográfico e a necessidade de abordagens que contemplem também o colecionismo bibliográfico em meio digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Admeire da Silva Santos Sundström, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Profesora do Departamento em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

ARANTES, Carolina Pinto. Coleções: um estudo dos processos criativos e comunicacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

ARAÚJO, Diná Marques Pereira; REIS, Alcenir Soares dos. Bibliotecas, Bibliofilia e Bibliografia: alguns apontamentos. InCID, Ribeirão Preto, v. 7, p. 183-201, 2016.

BATISTA, Denise Maria da Silva. Museus Castro Maya: de coleção privada a museu público. 2012. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BATISTA, Denise Maria da Silva; RANGEL, Marcio Ferreira. Museus Castro Maya: de coleção privada a museu público. In: Museologia, Patrimônio, Interculturalidade: museus inclusivos, desenvolvimento e diálogo intercultural. Anais....Rio de Janeiro : Museu de Astronomia e Ciências Afins: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, 2013. p. 142-151.

BAUDRILLARD, Jean. A moral dos objetos: função-signo e lógica de classe. In: MOLES, Abranham Semiologia dos objetos. Petrópolis: Vozes, 1972. cap. 2, p. 42-87.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: Rua de mão Única: Obras escolhidas. V. II. Brasileiense: São Paulo, 1987.

BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006. Cap. 2. p.237-245

BLOM, Philipp. Ter e manter: uma história intima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BRANDALISE, Vitor Hugo; RIBEIRO, Bruno. UFRJ sofre o maior furto de livros raros do Brasil. O Estadão, São Paulo, 30 abr. 2017. Disponível em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,ufrj-sofre-o-maior-furto-de-livros-raros-do-brasil,70001757824. Acesso em: 25 jun. 2018.

BRIET, Suzanne. O que é documentação. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1970.

COSTA, T. C. O passado presentificado na coleção de cartas da Sra Madeleine Wallace (o fabuloso destino de amelie poulain). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2011 Brasília. Anais [...]. Brasília: ANCIB, 2011 p. 3449-3454.

COSTA, Thaina Castro. Informação, memória e objetos: uma análise sobre coleções na narrativa fílmica O Cheiro do Ralo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2010 Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

COSTA, Thainá Castro. Colecionando o invisível: o reordenamento de mundo a partir de objetos de descarte. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

CRIPPA, Giulia. Entre paixão e necessidade: a arte de colecionar, os espaços da memória e do conhecimento na história. In: FURNIVAL, Ariadne Chloë; COSTA, Luzia Sigoli Fernanes. Informação e conhecimento: aproximando áreas do saber. São Carlos: EdUFSCar, 2005. p. 29-48.

ESPÍRITO SANTO, Silvia Maria do. Alguns elementos do problema entre colecionismo e contexto cultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2010. p. 1-19.

FORMANEK, Ruth. Why they collect: collectors reveal their motivations, In: PEARCE, Susan (Organizadora). Interpreting objects and collections. New York: Routledge, 2005. 343 p.

GAUZ, Valéria; PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Fluxo da Informação entre colecionadores, escribas e cientistas árabes na pré-institucionalização da Ciência, séculos IV ao XV. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2010. p. 1-19.

GIANASTACIO, Vanderlei. O sufixo – ISMO na história das gramáticas da língua portuguesa e sua produtividade a partir do dicionário de língua Portuguesa Antônio Houaiss. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP 2008. p. 1-18.

Houaiss, Antônio. Dicionário da língua portuguesa Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como um processo. In: APPADURA, Arjun A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EdUFF, 2008. cap. 2, p. 89-121.-

MARSHALL, Francisco. Epistemologias históricas do colecionismo. Episteme, Porto Alegre, n. 20, p. 13-23, 2005.

MELO, Kelly Castelo Branco da Silva.; RIBEIRO, Leila Beatriz. Bibliófilos e bibliodetetives: personagens de informação e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-7.

MELO, Kelly Castelo Branco da Silva.; RIBEIRO, Leila Beatriz. Nas fontes, a memória: a bibliofilia nas aventuras de clifford janeway. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANCIB, 2014. p. 5123-5129.

MELO, Kelly Castelo Branco da Silva. Bibliófilos e Bibliodetetives: personagens de patrimônio e memória. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

MENESES, U. T. B. de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História da USP, São Paulo, n. 15, p. 103-117, 1983.

MINDLIN, José. Uma vida entre livros: Reencontros com o tempo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Companhia das letras, 1997. 231p.

MORAES, Rubens Borba de. O bibliófilo aprendiz: Prosa de um velho colecionador para ser lida por quem gosta de livros, mas pode também servir para de pequeno guia aos que desejam formar uma coleção de obras raras, antigas ou modernas. Rio de janeiro: Casa da palavra, 2005. 207p.

MURGUIA-MARAÑON, Eduardo Ismael. O colecionismo bibliográfico: uma reflexão sobre o livro para além da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. p. 1-15.

NORA, Pierre. Entre memória e história: o problema dos lugares. Revista do programa de Pós-graduados e do departamento de história da PUC-USP. São Paulo: [S.I], 1981.

O CHEIRO do ralo. Direção: Heitor Dhaila. Brasil: Branca Filmes 2007. DVD (112 min), son., color.

PEARCE, Susan (Organizadora). Interpreting objects and collections. New York: Routledge, 2005. 343 p.

PEDRÃO, Gabriela Bazan.; MURGUIA-MARAÑON, Eduardo Ismael. Formação das bibliotecas: uma abordagem desde a perspectiva do colecionismo. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 396-415, 2013.

PEDROCHI, Mara Angélica; MURGUIA-MARAÑON, Eduardo Ismael. O devir de uma coleção: a institucionalização do Museu “Eduardo André Matarazzo” de armas, veículos e máquinas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. p. 1-15.

POMIAN, Krzystof. História cultural, história dos semióforos. RIOUX, J-P; SIRINELLI, J-F (Orgs.). In: Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998.

POMIAN, Krzystof. Coleção. In: GIL, Fernando (org.). Memória-História. Porto: Imprensa Nacional, 1984. p. 51-86.

POMIAN, Krzystof. Memória. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional, 2000. p. 507-516. (Sistemática, v. 42).

REIFSCHNEIDER, Oto Dias Becker. A bibliofilia no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

RENAULT, Leonardo Vasconcelos.; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O ato colecionador: perspectivas contemporâneas. ACB, São José, v. 20, n. 2, p. 185-199, 2015.

RENAULT, Leonardo Vasconcelos. O ato colecionador. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

RENAULT, Leonardo Vasconcelos.. O ato colecionador. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 3, n. 2, p. 67-68, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/17045>. Acesso em: 01 abr. 2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. O bibliógrafo digital: questões sobre a materialidade do livro no século XXI. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, p. 120-130, 2017.

RIBEIRO, Leila; COSTA, Thainá. Toy Story 2: a trajetória identitária-informacional de um objeto de Coleção. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008. p. 1-13.

SANTOS, Admeire da Silva Santos; BIZELLO, Maria Leandra. A influência do colecionismo na representação da memória social: relações práticas e teóricas e suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis Anais [...]. Florianópolis UFSC, 2013. p. 1-6.

SANTOS, Admeire da Silva. A influência do colecionismo na representação da memória social: análise da coleção Amidicis Tocantins. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015.

SOUZA, Maria de Fátima Medeiros de. O estudo da coleção de livros da sociedade dos cem bibliófilos do Brasil da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros Passos, 182).

SUNDSTRÖM, Admeire da Silva Santos.; BIZELLO, Maria Leandra. Coleção de livros e a memória nas entrelinhas: análise da coleção Amidicis Tocantins. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador Anais [...]. Salvador UFBA, 2016, p. 1-16.

SUNDSTRÖM, Admeire Santos; BIZELLO, Maria Leandra. Coleções de Livros na Perspectiva da Memória Literária: o caso da Coleção Amidicis Tocantins. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016, Londrina Anais [...]. Londrina UEL 2016. p. 872-884.

Downloads

Publicado

2020-09-16

Como Citar

SUNDSTRÖM, A. da S. S.; ALBUQUERQUE, A. C. de. Colecionismo bibliográfico: contexto histórico, terminologia e perspectivas de estudo na Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 250–275, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.250-275. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/96871. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)