Contribuições do atributo Metadados para a Encontrabilidade da Informação

Emanuelle Torino, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Fernando Luiz Vechiato

Resumo


O desenvolvimento da World Wide Web, da oferta e do uso de tecnologias da informação e comunicação culminam no crescimento acelerado da produção e da disponibilização de dados e informações acessíveis por diferentes sujeitos e dispositivos. Nesse contexto, é evidente a dificuldade na representação, identificação, organização, busca, recuperação, encontrabilidade, acesso e uso da informação, considerando, inclusive, seus diferentes níveis de estruturação. Dessa forma, o presente estudo objetiva apresentar as contribuições do atributo metadados para a Encontrabilidade da Informação em ambientes informacionais digitais. Para a realização do estudo, de natureza exploratória, foi realizada a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, utilizando bases de dados nacionais e internacionais. É possível afirmar que os metadados são fundamentais no processo de Encontrabilidade da Informação uma vez que estabelecem a ligação entre o sujeito informacional e a informação de que necessita, bem como estruturam dados legíveis por humanos e agentes computacionais, tornando-os interoperáveis e passíveis de ligação a outros dados.

Palavras-chave


Encontrabilidade da Informação; Atributos de Encontrabilidade da Informação; Metadados

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245262.437-457



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)