Indicadores de marketing digital para websites de arquivos públicos estaduais

Luan Henrique Giroto Ferreira, Rosângela Formentini Caldas

Resumo


A web como contexto de novas formas de comunicação e interação informacional permite potencializar as unidades arquivísticas. O marketing adapta-se aos meios digitais a fim de conquistar outros mercados e satisfazer com melhor precisão as necessidades do público-alvo. A pesquisa se justifica diante dos poucos estudos existentes dessa natureza na área de ciência da informação e acredita-se que os resultados corroboram no desenvolvimento do marketing digital para instituições informacionais. Assim, tende a ser problemática da pesquisa o acesso à informação mediante o marketing digital para arquivos públicos estaduais. O objetivo do estudo investigativo propôs analisar websites de arquivos públicos estaduais e do Arquivo Nacional e arquivos do Distrito Federal com o intuito de verificar a promoção institucional através do marketing digital e a disseminação informacional realizada através dos espaços virtuais enquanto formação de um ambiente eletrônico. O estudo é de abordagem qualitativa, com a metodologia de estudo de caso do ambiente digital das unidades de informação realizando uma análise comparativa entre os websites dos Arquivos averiguados.


Palavras-chave


Marketing digital. Arquivos. Difusão. Indicadores. Web 2.0.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245232.211-233



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)