O estudo e a identificação dos padrões de metadados para a representação e a recuperação da imagem digital na perspectiva da web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245241.145-173

Palavras-chave:

Catalogação descritiva. Imagem digital. Web. Representação da informação. Informação e tecnologia

Resumo

Os suportes da informação são utilizados pelo homem desde o princípio de sua criação como pilar da sua própria existência, permitindo a transmissão de ideologias às gerações futuras e contribuindo para a evolução da humanidade. A imagem é uma forma de comunicação e registro da memória, que, permeadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), possibilitou a expansão de formas de registro, as imagens digitais. A crescente produção e o uso de informações imagéticas digitais, sobremaneira no contexto da web, gera a necessidade de encontrar soluções para o estabelecimento de parâmetros que propiciem a descrição e o acesso aos recursos imagéticos. O objetivo geral desta pesquisa consiste na identificação e no mapeamento dos padrões de metadados para o recurso imagético digital, pautando-se no Tratamento de Recursos Imagéticos (TRI), de modo a propiciar a recuperação mais efetiva das informações no domínio web. Caracteriza-se como uma metodologia exploratória e descritiva, com o intuito de mapear os padrões para a representação de imagens digitais e seus atributos, relacionando-os aos aspectos intrínsecos à web. Como resultados, são apresentados o mapeamento e a categorização dos padrões de metadados, que abrangem Dublin Core, MARC21, MODS, MIX, IPTC, Core VRA, XMP e PLUS, e aponta-se um corpus teórico referente aos conceitos e procedimentos para formas de representação e descrição da imagem digital no âmbito da web pautado na literatura científica da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Ciência da Computação. Dessa forma, sublinha-se que as formas convencionais e tradicionais da Ciência da Informação, principalmente no que tange ao tratamento de recursos informacionais, podem propiciar uma melhora no desempenho de recuperação de informações imagéticas digitais em ambientes informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Aparecida da Cunha Yamane, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC).

Bibliotecária da Faculdade de Taquaritinga/UNIESP

CRB8/9823

Fabiano Ferreira de Castro, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciência da Informação (UNESP)

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação.

Líder do GPERTIC - Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

YAMANE, G. A. da C.; CASTRO, F. F. de. O estudo e a identificação dos padrões de metadados para a representação e a recuperação da imagem digital na perspectiva da web. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 145–173, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245241.145-173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/71475. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)