A Responsabilidade social na formação do bibliotecário brasileiro

Marielle Barros de Moraes, Elaine Oliveira Lucas

Resumo


Evidencia a importância de pesquisas em torno dos currículos escolares, com o objetivo de compreender os saberes e as práticas contempladas nos mesmos. O texto toma como eixo analítico as temáticas da organização e mediação da informação presentes nos textos concernentes à formação de bibliotecários no Brasil. Portanto, analisa os documentos do Ministério da Educação (MEC) e da Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN), referentes aos novos modelos formativos de bibliotecários, tentando visualizar se, em seu conteúdo, estão contempladas questões referentes à responsabilidade social. Os resultados afirmam que estão sendo cada vez mais importantes que os conteúdos relativos à ética e à responsabilidade social estejam contemplados nas mais diversas disciplinas de formação do bibliotecário, mas não uma responsabilidade social que é praticada pela maioria dos empresários, mas sim voltada para os usuários.

The Social responsibility in the brazilian librarian’s formation
ABSTRACT
It evidences the importance of researches around the school
curricula, with the objective of understanding the knowings and
the practices meditated in them. The text takes as analytical axis the themes of the organization and mediation of the information presents in the texts concerning to the librarians’ formation in Brazil. Therefore, it analyzes the documents of Ministry of Education (MEC) and of the Brazilian Association of Education in Information Science (ABECIN), regarding the new formative models of librarians, trying to visualize if, in their content, there are contemplated subjects regarding the social responsibility. The results affirm that it is important that the contents relative to the ethics and the social responsibility are contemplated in several disciplines of the librarian’s formation, a social responsibility that is practiced returned for the users.
KEYWORDS: Librarian’s formation. Mediation of the information. Organization of the information. Social responsibility.


Responsabilidad social en la formación de bibliotecarios en Brasil
RESUMEN
Este estudio destaca la importancia de la investigación de programas escolares de cursos de Bibliotecología con el objetivo de entender los conocimientos y prácticas que están relacionadas en los mismos. El texto tiene como eje analítico temas de organización y mediación de información presentes en textos relacionados a la formación de bibliotecarios en Brasil. Por lo tanto, son analizados documentos del Ministerio de Educación (MEC) y de la Asociación Brasileña de Educación en Ciencias de la Información (ABECIN), referente a los nuevos tipos de formación de bibliotecarios, tratando de analizar si en su contenido son incluidos temas de responsabilidad social. Los resultados afirman que está siendo cada vez más importante que contenidos relacionados con ética y responsabilidad social sean abordados en las diferentes
asignaturas de formación del bibliotecario, pero no como una
responsabilidad social que es puesta en práctica por la mayoría
de los empresarios, si no, mas bien enfocada para los usuarios.
PALABRAS CLAVE: Formación de los bibliotecarios. Mediación
de la información. Organización de la Información. Responsabilidad social.


Palavras-chave


Formação de bibliotecários. Mediação da informação. Responsabilidade social.

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)