O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais

Denise da Costa Oliveira Siqueira

Resumo


Assim como os artistas, os cientistas são figuras muito exploradas nos desenhos animados veiculados pela televisão. Doutor Quest, Professor Pardal, Doutor Xavier, Dexter e Jimmy Neutron são alguns dos muitos personagens que vêm entretendo espectadores em diferentes períodos das últimas décadas. Já nos anos 60, quando se popularizava, a televisão exibia, em sua programação voltada para o público infantil, desenhos nos quais havia a figura do cientista. Isso refletia o que ocorria nos seriados de ficção científica voltados para adultos: ciência em formato de ficção narrativa era sucesso. Hoje, outros desenhos surgem com novos efeitos e recursos e linguagem mais coloquial, mas a figura do cientista continua sendo fartamente utilizada e estereotipada. A força discursiva desses estereótipos é tal que em oposição surgem canais voltados exclusivamente para a programação dita “educativa”, preocupados com o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes. Alguns são públicos e outros, da TV paga, são comerciais. Estudo sobre as representações do profissional da ciência, este texto busca fazer uma reflexão sobre como é apresentada a figura do cientista em programas de canais comerciais voltados para o público infantil. Para isso, toma como exemplo três famosos programas de animação ou computação gráfica: O laboratório de Dexter, As meninas superpoderosas e As aventuras de Jimmy Neutron, o menino gênio, exibidos em canais comerciais abertos ou na TV por assinatura no Brasil e em muitos outros países.

 


Palavras-chave


Cientistas; desenhos animados; televisão; representações sociais

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)