O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais
Palavras-chave:
Cientistas, desenhos animados, televisão, representações sociaisResumo
Assim como os artistas, os cientistas são figuras muito exploradas nos desenhos animados veiculados pela televisão. Doutor Quest, Professor Pardal, Doutor Xavier, Dexter e Jimmy Neutron são alguns dos muitos personagens que vêm entretendo espectadores em diferentes períodos das últimas décadas. Já nos anos 60, quando se popularizava, a televisão exibia, em sua programação voltada para o público infantil, desenhos nos quais havia a figura do cientista. Isso refletia o que ocorria nos seriados de ficção científica voltados para adultos: ciência em formato de ficção narrativa era sucesso. Hoje, outros desenhos surgem com novos efeitos e recursos e linguagem mais coloquial, mas a figura do cientista continua sendo fartamente utilizada e estereotipada. A força discursiva desses estereótipos é tal que em oposição surgem canais voltados exclusivamente para a programação dita “educativa”, preocupados com o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes. Alguns são públicos e outros, da TV paga, são comerciais. Estudo sobre as representações do profissional da ciência, este texto busca fazer uma reflexão sobre como é apresentada a figura do cientista em programas de canais comerciais voltados para o público infantil. Para isso, toma como exemplo três famosos programas de animação ou computação gráfica: O laboratório de Dexter, As meninas superpoderosas e As aventuras de Jimmy Neutron, o menino gênio, exibidos em canais comerciais abertos ou na TV por assinatura no Brasil e em muitos outros países.
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