Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245271.30-53

Palavras-chave:

Caos social. Competência em Informação. COVID-19. Desinformação. Fake news. Infodemia.

Resumo

Os meios digitais promovem a disseminação de informação em grande escala, inclusive fake news, gerando desinformação, infodemia e caos social. Este artigo buscou evidenciar a correlação entre essas temáticas, tomando como exemplo o cenário caótico marcado pela pandemia da COVID-19. Trata-se de ensaio de caráter bibliográfico e documental com abordagem qualitativa. Identifica impactos negativos no cenário da pandemia promovidos por informações imprecisas e inverídicas. Considera-se que a competência crítica em informação e a atuação das agências de fact-checking se destacam como elementos indispensáveis para lidar com os danos provenientes da combinação desses elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Rodrigo Santos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gestão de Documentos e Informação pela Faculdade Unyleya (2017) e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Atualmente é Biblioteconomista do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública - UNEAL. Especialista em Direito Administrativo na Faculdade Campos Elíseos - FCE. Pós-graduando em Gestão de Pessoas pela Faculdade Campos Elíseos - FCE. Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Assessor administrativo na Defensoria Pública do Estado de Alagoas - DPEAL. Membro da comissão de Planejamento Estratégico - Conselho Regional de Administração de Alagoas- CRA/AL.

Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Graduado em Direito pela Faculdade Estácio de Alagoas (2014) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL), com atuação no Curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL), na linha de pesquisa "Produção, Mediação e Gestão da Informação".

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

FERREIRA, J. R. S.; LIMA, P. R. S.; SOUZA, E. D. de. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30–53, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245271.30-53. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/102195. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)